Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Administração e Economia ( CFM10426 )
Unidade:
Departamento de Ciências Florestais e da Madeira
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender os mecanismos e as necessidades de mudança nas empresas e na economia. Entender o significado do processo de mudança. Identificar os processos de mudança organizacional. Qualificar as variáveis que interferem no Desempenho Organizacional. Desenvolver habilidade empreendedora para os negócios. Desenvolver a capacidade de identificar a necessidade de mudança numa organização moderna, de decidir e interagir em grupos de trabalho, em identificar pontos essenciais na gestão de um negócio. Desenvolver uma atitude pró ativa frente as mudanças de mercado. Ser capaz de analisar o AMBIENTE sócio/econômico/político e tecnológico onde as organizações constroem suas relações de negócios e os acontecimentos no em torno da empresa que condicionam os processos de mudança organizacional. Compreender conceitos de micro e macro economia, calcular custos e compreender os conceitos de demanda e sua análise.

Ementa
Introdução às organizações e a evolução dos sistemas organizacionais. Estratégia organizacional, ambiente e projeto organizacional. Estruturas organizacionais, tamanho da organização, ciclo de vida. Inovação. Cultura organizacional e valores éticos. Processos de tomada de decisão. Conflito, poder e política. O elemento humano na organização. Gestão de recursos humanos e legislação. Origens da economia. Fluxos econômicos. Micro e Macro economia. Elasticidade preço de procura e oferta. Estruturas de mercado. Teoria da produção e seus custos. Formação de preços. Custos Industriais

Bibliografia
JONES, Gareth R. Teoria das organizações. 6ª ed., São Paulo: Prentice Hall, 2010. ISBN-13: 9788576055600 MANKIW, N. G. Introdução à economia. 1ed, Ed. Cengage Learning, 2009. ISBN-13: 9788522107056  

Bibliografia Complementar
DAFT, Richard. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Cencage, 2008. ISBN-13: 9788522105618 ROSSETTI, José Paschoal.Introdução à economia. 20ª edição. São Paulo: Atlas, 2003. ISBN-13: 9788522434671 VASCONCELLOS, M. A. S. Economia: Micro e Macro. 4ed, Ed. Atlas, 2006. ISBN: 9788522443215. ZACCARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000.
Carregando...