Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
GÊNESE E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO ( GEO14105 )
Unidade:
Departamento de Geografia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecer o SiBCS (Sistema Brasileiro de Classificação de Solos). Identificar as principais classes de solos através da interpretação e análises de mapas de solo (antigos e novos) e do exame de perfis no campo. Reconhecer solos por meio de treinamento de campo.

Ementa
Princípios da Classificação do Solo. Propriedades físicas e morfológicas do solo. Mineralogia do solo. Química do solo: colóides do solo, cargas elétricas do solo, capacidade de troca catiônica, adsorção e troca aniônica, matéria orgânica do solo, características químicas ligadas à CTC e CTA e reações de oxidação e redução no solo. Processos pedogenéticos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos: horizontes diagnósticos, atributos diagnósticos, classes de solos.

Bibliografia
KER, João Carlos (Ed.) et al. Pedologia: fundamentos. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012. 343 p. MENDONÇA, José Francisco Bezerra. Solo: substrato da vida. 2. ed. Brasília, DF: EMBRAPA, 2010. 129 p. SANTOS, Raphael David dos et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. 92 p. EMBRAPA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3. ed., rev. e ampl. Brasília, DF: EMBRAPA, 2013. 351 p.

Bibliografia Complementar
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília, DF: Embrapa Solos, 2006. 353 p. LEPSCH, Igo F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de textos, 2002. 178 p. IBGE. Manual técnico de pedologia: guia prática de campo. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. 133 p. OLIVEIRA, João Bertoldo de. Pedologia aplicada. Piracicaba, SP: FEALQ, 2011. 592 p. RESENDE, Mauro; CURI, Nilton; REZENDE, Sérvulo Batista de. Pedologia: base para distinção de ambientes.Lavras, MG: UFLA, 2007. 322 p.
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