Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução ao Ensino de Biologia (IEB) ( PGBI1023 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos

Ementa
Trajetórias da docência dos mestrandos em Ensino de Biologia. ProfBio como formação continuada de professores. Biologia como ciência empírico-experimental. Desafios e possibilidades do planejamento no Ensino de Biologia.

Bibliografia
Da POIAN AT, BRAGA CACA, KETZER LA. Transformação de energia nos seres vivos. Journal of Biochemistry Education, 15/ESP, 2017. LIMA-TAVARES D, VILELA ML, AYRES ACM, MATTOS M. Tecendo laços docentes entre Ciências e Culturas. Curitiba: Editora PRISMAS, 2016. disponível em: https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/anais/VII_EREBIO_Anais.pdf Acesso em: 21 de novembro de 2023. MARANDINO M, SELLES SE, FERREIRA MS. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. NÓVOA A. Relação escola/sociedade: novas respostas para um velho problema. São Paulo: Unesp; Univesp, s.d.  https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5752334/mod_resource/content/1/EdSoc_Rela%C3%A7%C3%A3o_escola_sociedade.pdf RIGUE FM, CORRÊA GC. Uma problematização da emergência das Metodologias do Ensino de Ciências Naturais no Brasil. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 30, n. Contínua, p. e015, 2023. DOI: 10.14393/ER-v30a2023-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/70378 Acesso em: 22 nov. 2023 ZABALA AA. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre. Artes Médicas Sul 1998

Bibliografia Complementar
Carregando...