Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Biologia em sala de aula (BSA) ( PGBI1029 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Refletir sobre a prática docente. Compreender a definição e ações do professor-pesquisador. Planejar, executar e refletir criticamente sobre uma atividade de aplicação em sala de aula (AASA).

Ementa
Perspectivas e tendências no Ensino de Biologia. Reflexões sobre prática docente. Professor-pesquisador. Escrita, memória e autoria docente. Planejamento e aplicação em sala de aula de atividades didáticas em Biologia.

Bibliografia
CAMPOS JG, SENA DRC. Aspectos teóricos sobre o ensino de ciências por investigação. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v.27, n. Especial, p.1467–1491, 2020. CARVALHO AMP. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências, v.18, n.3, p.765–794. 2018. DIAS CP, REIS P. O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis. Sisyphus Journal of Education. v. 5, Issue 03, p.68-84. 2017. FAGUNDES TB. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de educação, v.21, p.281-298, 2016. MORI L, CUNHA MB. Problematização: possibilidades para o Ensino de Química. Revista Química nova na escola, v.42, n.2, p.176-185, 2020. OSTERMANN F, CAVALCANTI CFH. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf/ UFRGS, 2011. PIMENTA SG, GHEDIN E (ORG). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2010. SUART RC, MARCONDES MER. O processo de reflexão orientada como metodologia para a formação inicial docente: almejando a abordagem de ensino por investigação na educação básica. Investigações em Ensino de Ciências, v.27, n.2, p.93-115, 2022. ZOMPERO AF, LABURU CE. Atividades investigativas no ensino de Ciências: Aspectos históricos e diferentes abordagens. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v.13, n.3, p.67-80. 2011.

Bibliografia Complementar
Carregando...