Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estudos da tradução III ( LET11920 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Discutir o que são gêneros, o que é tipologia de texto e como se estabelecem; Examinar, discutir e estabelecer critérios definidores gêneros e de tipologias; Examinar gêneros e tipologias de texto existentes, comparando-as; Caracterizar tipos, gêneros e espécies de textos;

Ementa
Discussões teóricas sobre gêneros discursivos e tipos textuais. Estudo de textos de diferentes gêneros.  O trabalho com novos e diferentes gêneros. Competência tradutória.

Bibliografia
ALVES, MAGALHÃES, PAGANO (orgs). Competência em tradução.  BH: Editora da UFMG, 2009. HURTADO ALBIR, A. & ALVES, F. 2009. Translation as a cognitive activity. IN: MUNDAY, J. (ed.) 2009. The Routledge Companion to Translation Studies. London/New York: Routledge. HURTADO ALBIR, A. (Dir.) 1999.Enseñar a traducir. Metodología en la formación de traductores e intérpretes. Col. Investigación didáctica. Madrid: Edelsa.

Bibliografia Complementar
HURTADO ALBIR, A. 2005. A aquisição da competência tradutória. IN: PAGANO, A.; MAGALHÃES, C. & ALVES. F. (orgs).Competência em Tradução. Cognição e Discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG. HURTADO ALBIR, A. Competence-based Curriculum Design for Training Translators”.The Interpreter and Translator Trainer (ITT). 1/2. (2007): 163-195. MALMKJAER, Kirsten (ed) Translation in undergraduate degree programmes. Amsterdam: John Benjamins Company, 2004. PAGANO & VASCONCELLOS (orgs.) Cadernos de Tradução XVII, 2006.1, Formação de tradutores e pesquisadores em estudos da tradução [http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/traducaov. 1, n. 17 (2006). TRAVAGLIA, Luiz Carlos Tipos, gêneros e subtipos textuais e o ensino de língua materna. In BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa (org.). Língua Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: EDUC / PUC-SP, 2002: 201-214
Carregando...