Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Aspectos Tradutórios e Interpretativos do Guia-Intérprete ( LET11914 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Promover formação com conteúdos teóricos e práticos sobre o trabalho do Guia-Intérprete para atuação com surdocegos; Apresentar diferentes sistemas de comunicação e conhecer os aspectos legais e éticos sobre o trabalho do Guia-Intérprete

Ementa
Discussão sobre a atuação do guia-intérprete. As implicações tradutórias e interpretativas nos contextos dos surdocegos.

Bibliografia
ALMEIDA, Wolney Gomes. O guia-intérprete e a inclusão da pessoa com surdocegueira. Ilhéus: Editus – Editora da UESC, 2019;  CANUTO, Beatriz Santanna; SANTANA JÚNIOR, Carlos Alberto; ARAÚJO, Hélio Fonseca de; LOURENÇO, Katia Regina Conrad. Práticas de interpretação tátil e comunicação háptica para pessoas com surdocegueira. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2020;  FOLKOSKI, Fernanda Cristina; MAIA, Shirley Rodrigues (Orgs.). Surdocegueira: vencendo desafios e construindo possibilidades. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2021;

Bibliografia Complementar
FOLKOSKI, Fernanda Cristina; MAIA, Shirley Rodrigues. Surdocegueira congênita: comunicação com o uso de recursos de comunicação alternativa. Curitiba: Editora CRV, 2020; GIACOMINI, Lilia. Análise de um programa: “Passo a Passo” Orientação e Mobilidade para pessoas surdocegas. 2008; 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008; Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20092013-135227/publico/LILIA_GIACOMINI.pdf. Acesso em: 1 mar. 2023. KELLER, Helen. A história da minha vida. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008; LOURENÇO, Silvia Maria Estrela. Guia-intérprete de Libras para pessoa com surdocegueira: reflexão sobre as tendências e perspectivas de sua formação. In: ALBRES, Neiva de Aquino; SANTIAGO, Vânia de Aquino Albres (Orgs.). Libras em estudo: tradução/interpretação. São Paulo: FENEIS, p. 109-139. 2012; Disponível em: https://libras.ufsc.br/wp-content/uploads/2019/09/2012-04-ALBRES-e-SANTIAGO_LIBRAS_-trad_int.pdf. Acesso em: 1 mar. 2023. VILLWOCK, Agnes; GRIN, Konstantin. Somatosensory processing in deaf and deafblind individuals: how does the brain adapt as a function of sensory and linguistic experience? A critical review. Frontiers in Psychology, v. 13, p. 1-17, 2022; Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2022.938842/full. Acesso em: 3 mar. 2023.
Carregando...