Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA ( HIS04526 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Discutir o que é historiografia e como pensá-la como um objeto historiográfico à luz de algumas interpretações mais correntes; Analisar as aproximações dos estudos de história da historiografia com a chamada história intelectual; Apresentar aos alunos alguns momentos decisivos de estudos sobre a teoria da história na produção historiográfica brasileira; Compreender o sentido, as abordagens, os paradigmas, os temas e as preocupações mais gerais dos estudos devotados ao campo da teoria da história no Brasil nos séculos XIX, XX e início do XXI.

Ementa
Abordagem aprofundada de aspectos da produção historiográfica no Brasil.

Bibliografia
CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia da história. Rio de Janeiro: Câmpus, 1997; 2013. 2.v. FREITAS, Marcos (org). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1996. HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. PRADO JUNIOR, Caio. A revolução brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1966. RODRIGUES, José Honório. História da História do Brasil: a historiografia nacional. São Paulo: Nacional/Brasília: INL, 1970, 2v.

Bibliografia Complementar
ALBUQUERQUE, R. Cavalcanti de. Gilberto Freyre e a invenção do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. AMARAL LAPA, José Roberto do. História e historiografia: Brasil pós-64. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. BARBOSA, Januário da Cunha. "Discurso". Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Primeira Parte, tomo I, [1836], pp. 10 a 21. BARROS, José d´Assunção. O projeto de pesquisa em História. Petrópolis: Vozes, 2010. BARROS, José d´Assunção. O Campo da História – especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005. BASTOS, Elide Rugai. A sociologia dos anos 30: uma revisão crítica da articulação raça e cultura. In: D´INCAO, Maria Angela (Org.). História e Ideal: ensaios sobre Caio Prado Júnior. São Paulo: Brasiliense/Unesp, 1989, pp. 335-346. BOURDÉ, Guy & MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Lisboa: Europa-América, 1987. CANABRAVA, Alice Piffer. Roteiro sucinto do desenvolvimento da historiografia brasileira. IN: Encontro Internacional de Estudos brasileiros, São Paulo, set. 1971. Anais. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, v.2, 1972. CÂNDIDO, Antônio (org.) Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 1998. CASTRO ROCHA, João Cezar de. “A cátedra e o rodapé: um debate nacional” In ____. Crítica literária: em busca do tempo perdido? Chapecó: Argos, 2011, pp. 161-244. CEZAR, Temístocles. Varnhagen em movimento: breve antologia de uma existência. Topoi, v.8, n.15, jul-dez, p.159-207, 2007
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