BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AMBROSETTI, Neusa Banhara. O eu e o nós: trabalhando com a diversidade em sala de aula. In: ANDRÉ, Marly(org) A pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.
ANDRÉ, Marly. A pedagogia das diferenças. In: ANDRÉ, Marly(org). A pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999
BIANCHETTI, Lucídio. Aspectos históricos da apreensão e educação dos considerados deficientes. In: BIANCHETTI, Lucídio Freire Ida Marta(Orgs). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998.
BRASIL. Declaração de Salamanca. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em 21 fev. 2012.
FRANCA RIBEIRO, Hugues Costa de. Sexualidade e os portadores de deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial[on line]. 2001, vol.07, n.02.
GOMES, Vitor. Um diálogo fenomenológico com a educação social: experiências de um educador. Um diálogo pedagógico com a educação social: experiências de um educado. Revista FAED - UNEMAT, v. 20, p. 127-137, 2013.
___ Práticas pedagógicas inclusivas na história de uma mãe com filhos com necessidades especiais. In: III Seminário Nacional de Educação Especial/XIV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2014, Vitória-ES. Educação Especial e Política Educacional: Acessibilidade, Atendimento Educacional Especializado e Práticas de Inclusão. Vitória-ES: Programa de Pós Graduação em Educação, 2014. v. 1. p. 1.
GOMES, Vitor; CAETANO, Andressa Mafezoni. Educação e inclusão. Vitória-ES: Ufes, Nea@d,2012.
FRANCA RIBEIRO, Hugues Costa de. Sexualidade e os portadores de deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial[on line]. 2001, vol.07, n.02.
FERREIRA, Júlio Romero. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. Cadernos CEDES 46. Campinas: Unicamp, 1998.
GÓES, Marília Cecília Rafael. Desafios da inclusão de alunos especiais: a escolarização do aprendiz e sua constituição como pessoa. In: GÓES, Marília Cecília Rafael. Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores associados, 2007.
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Diretrizes da educação especial na educação básica e profissional para a rede estadual de ensino. Disponível em: < http://www.educacao.es.gov.br/download/CartilhaDiretrizes2edicao2012.pdf>. Acesso em 03 fev. 2015.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Uma História das ideias de educação especial no país In: KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Deficiência múltipla e educação no país: Discurso e silêncio na história dos sujeitos. São Paulo: autores associados, 1999.
___ A instituição especializada: modos de atender: formas de afetar. In: KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Deficiência múltipla e educação no país: Discurso e silêncio na história dos sujeitos.São Paulo: autores associados, 1999.
LUNARDI, Márcia Lise. Pedagogia da diversidade: normalizar o outro e familiarizar o estranho. In: 27ª Reunião Anual da ANPEd: Sociedade, Democracia e Educação: GT: Educação Especial. (CDRoom) Caxambu: 21 a 24 de novembro de 2004.
MAIA, Ana Claudia Bortolozzi. Reflexões sobre a educação sexual da pessoa com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial[on line]. 2001, vol.07, n.02.
OLIVEIRA, Ivone Martins. A constituição da subjetividade de pessoas com deficiência: contribuições do estudo de Norbert Elias. In Conhecimento e Margens: ação pedagógica e pesquisa em educação especial. BAPTISTA, Claudio Roberto. JESUS, Denise Meyrelles(orgs). Porto Alegre: mediação, 2009.