Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA ( DID06465 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
·         Conhecer a natureza da educação escolar e suas especificidades, como forma de operar coerentemente com ·         pressupostos teóricos assumidos na prática pedagógica. ·          Entender a relação entre ensino, pesquisa e extensão. ·          Compreender o papel da pesquisa na formação do professor. ·          Analisar a relação teoria e prática de forma crítica, visando sua atuação na prática pedagógica e como ·         pesquisador. ·          Identificar em diferentes referenciais de pesquisa, suas aplicações e contribuições à prática pedagógica.

Ementa
: Relação entre pesquisa, formação do professor e prática pedagógica, com vistas ao ensino com pesquisa, considerando suas diferentes interfaces. Análise crítica da ação docente e o papel do professor na pesquisa, na produção e socialização do conhecimento sobre o ensino. Elementos teórico-metodológicos e diferentes enfoques da pesquisa sobre, com e para a prática pedagógica.

Bibliografia
·         ABRANTES, A. A.; MARTINS, L. M. A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento. Interface- Comunic., Saúde, Educ., v. 11, n. 22, maio/agosto 2007. p. 313-325.   ·         Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v11n22/10.pdf.   ·         ALMEIDA, F. Q. de A.; GOMES, I. M.; BRACHT, V. Bauman & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.   ·         CORAZZA, S. M. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 105-131.   ·         LEÃO, Andréa Borges. Norbert Elias & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.   ·         LUDKE, M. O professor e sua formação para a pesquisa. Ecos- Revista Científica. São Paulo. v.7, n. 2, jul./dez.2005. p.333-349.   ·         MOITA, F. M. G. da S.; BEZERRA, F. C. Ensino- pesquisa- extensão: um exercício de indissociabilidade.   ·         Revista Brasileira de Educação. v. 4, n. 41, maio/ago. 2009. p.269-280.   VEIGA, C. G. A escolarização como projeto de civilização. Revista Brasileira de Educação. nº 21,set./out./Nov./dez. 2002. p.90-103

Bibliografia Complementar
·         ABRANTES, A. A.; MARTINS, L. M. A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento. Interface- Comunic., Saúde, Educ., v. 11, n. 22, maio/agosto 2007. p. 313-325.   ·         Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v11n22/10.pdf.   ·         ALMEIDA, F. Q. de A.; GOMES, I. M.; BRACHT, V. Bauman & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.   ·         CORAZZA, S. M. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 105-131.   ·         LEÃO, Andréa Borges. Norbert Elias & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.   ·         LUDKE, M. O professor e sua formação para a pesquisa. Ecos- Revista Científica. São Paulo. v.7, n. 2, jul./dez.2005. p.333-349.   ·         MOITA, F. M. G. da S.; BEZERRA, F. C. Ensino- pesquisa- extensão: um exercício de indissociabilidade.   ·         Revista Brasileira de Educação. v. 4, n. 41, maio/ago. 2009. p.269-280.   VEIGA, C. G. A escolarização como projeto de civilização. Revista Brasileira de Educação. nº 21,set./out./Nov./dez. 2002. p.90-103
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