Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE ( DID06335 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
O curso visa a proporcionar e dispor aos alunos as condições necessárias para que eles: ·         Compreendam o que é currículo, os seus fundamentos e a sua importância; ·         Conheçam as principais teorias curriculares; ·         Analisem criticamente os Parâmetros Curriculares Nacionais; ·         Compreendam a organização curricular de uma escola; Analisem/avaliem o currículo e/ou o cotidiano escolar;

Ementa
Fundamentos do currículo. Principais enfoques curriculares. Acompanhamento e análise de um currículo. Formação para a docência.

Bibliografia
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. PERRENOUD, Philippe. Currículo real e trabalho escolar. In: Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995. SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ARTMED, 2000. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Bibliografia Complementar
ALVES, Nilda (org.) Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002. MACEDO, Elizabeth. Base Nacional curricular comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. In: Revista e Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p.1530 – 1555 out./dez. 2014 ISSN: 1809 -38761530 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo–PUC/SP. Elizabeth Macedo, Inês de Oliveira Barbosa, Luiz Carlos Manhães e Nilda Alves. Orgs. Criar currículo no cotidiano. Nilda Alves e Inês de Oliveira Barbosa. Uma história da contribuição dos estudos do cotidiano escolar ao campo do currículo. In: Currículo: Debate Contemporâneo. Orgs. Alice Casimiro Lopes; Elizabeth Macedo.  Marisa Vorraber Costa. Currículo e política cultural. In: O currículo nos limiares do contemporâneo. Org. Marisa Vorraber Costa.            
Carregando...