Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais de Ensino III ( EPS07604 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
a) Analisar questões emergentes no ensino da Geografia escolar. b) Exercitar procedimentos de pesquisa docente para aprendizagem da Geografia. c) Investigar problemas relativos ao ensino de Geografia. d) Relacionar a aplicação de procedimentos didáticos e o uso de recursos didáticos às situações de aprendizagem geográfica.

Ementa
Análise de questões emergentes no ensino de Geografia: aprofundamento de estudos teórico-práticos sobre problemas de aprendizagem no cotidiano escolar. A pesquisa no cotidiano do ensino escolar de Geografia: produção, registro e socialização de conhecimento.

Bibliografia
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas-SP: Papiurs, 2012. LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012 PORTUGAL, J. F.; OLIVEIRA, S. S. de; PEREIRA, T. R. D. S. (Org.). (Geo)grafias e linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba-PR: CRV, 2013. CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2009 GATTI, Bernardte A. A construção da pesquisa em Educação no Brasil. Brasília-DF: Liber Livro, 2012.

Bibliografia Complementar
Carregando...