Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TOPICOS ESPECIAIS DE ENSINO I ( EPS05149 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
a) Problematizar princípios teórico-metodológicos da aprendizagem da Geografia nos cotidianos escolares. b) Refletir sobre a relação pesquisa e prática docente nos cotidianos escolares. c) Vivenciar a realização de projetos pedagógicos. d) Problematizar a formação docente.

Ementa
Pressupostos teórico-metodológicos do ensino de Geografia. Pesquisa como ação docente: a elaboração do pensamento geográfico dos alunos e dos professores na educação básica.

Bibliografia
ALMEIDA, R. D. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. ______Alunos de ontem, educadores de amanhã:informes auto-reflexivos de alunos de prática de ensino de Geografia. Rio Claro: UNESP – Instituto de Biociências, 2003. ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000 BRASIL. Secretaria de Educação BásicaParâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; parte IV; Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. p. 30-36. ______ Secretaria de Educação Média e TecnológicaPCN +; Ensino Médio; Orientações educacionais complementares aos Parâmetros curriculares Nacionais; ensino médio; Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2002. p. 07-40 e 55-68. CADERNOS CEDES – Educação geográfica– teorias e práticas docentes. Papirus: Campinas, 2005. CADERNO CEDES nº 39. Ensino de Geografia. São Paulo: Papirus, 1996. CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e o Ensino Médio. In: CASTELLAR, Sonia M. Vanzella (Resp.). As transformações no mundo da Educação – Geografia, ensino e responsabilidade social. São Paulo: AGB, 1999, pp.56-89 CARLOS, A. F. A. (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. ______; OLIVEIRA, Ariovaldo U. (orgs.). Reformas no mundo da educação:parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 2000. CASTELLAR, S. (org.). Educação geográfica:teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005. CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (orgs.). Geografia:conceitos e temas, Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1995. CASTROGIOVANNI, A. C. (org.). Ensino de Geografia – práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. ______; KAERCHER, N. A. e REGO, N. (orgs.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2003. ______A formação de professores de Geografia; o lugar da prática de ensino. In: TIBALLI, E. F. A; CHAVES, S. M. (orgs.). Concepções e práticas de professores; diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 189-206. ______Geografia, Escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. COLL, C. et all. Psicologia da aprendizagem no ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2003. ESTEBAN, M. T. (org.). Avaliação:uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. FERRAÇO, C. E. (org.). Cotidiano escolar; formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005. _____Pesquisa com o cotidiano. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.98, p. 73-96; jan./abr. 2007. GEOGRAFARES. 7 º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. Novos desafios na formação do professor de Geografia. Vitória, n.4, 2003, CCHN-UFES. GEOGRAFIA/ vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006. HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M.A. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. JOLY, F. A cartografia.São Paulo: Papirus, 1990. OLIVEIRA JUNIOR, W. M. Imaginação e pesquisa. Educação e Sociedade,v. 104, p. 1137-1144, 2008. PASSINI, E. Y. Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007. PICONEZ, S. C. B. (org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus, 2004. PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. O. (orgs.) Geografia em perspectiva:ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002. ______, PAGANELLI, T. & CACETE, N. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. REGO, N. (org). Geografia– práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007. SACRISTÁN, J. G. & GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000. SANTOS, Milton. A natureza do espaço:técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002. SCHÄFFER, N. O et alli. Um globo em suas mãos – práticas para a sala de aula.2 ed. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2005 SOUZA, E. C.; MIGNOT, A. C. V. Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet, 2008. VALLADARES, M.T.R.V. Prática de ensino: uma parceria de aprendizagem na formação inicial e continuada. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: igualdade e diversidade na educação, 11, 2002, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2002. 1 CD-ROM. _______ . A Geografia no Transcol: do senso comum e da sabedoria popular. Vitória, PPGE/UFES Caderno de Pesquisa – Formação e práxis político-pedagógica do professor. 1997. _______ . Para além do alfabetizar: a leitura do mundo. Vitória, PPGE/UFES Caderno de Pesquisa – Formação e práxis político-pedagógica do professor. 1997. VASCONCELLOS, C. S. Disciplina,construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 1995. WERNECK, H. Ensinamos demais, aprendemos de menos. Petrópolis: Vozes, 1994. ZABALA, A. A prática educativa;como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Bibliografia Complementar
Carregando...