Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TEORIA DAS CIENCIAS I ( FIL02460 )
Unidade:
Departamento de Filosofia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
O objetivo central é por em questão o estatuto das ciências humanas. Para isto, buscamos traçar um percurso que relacione o acesso das ciências humanas ao estatuto de cientificidade proposto no século XVII. Trataremos de traçar o perfil de positividade próprio das ciências humanas em sua relação com a proposta de cientificidade. Neste sentido, analisaremos propostas de vários autores que, basicamente, são fundamentais para o desenvolvimento das ciências humanas nesta perspectiva. Ao final, seguindo o percurso, trataremos de criticar esta perspectiva à luz de discussões recentes sobre o perfil das ciências humanas, tendo como fundamento a relação sujeito-objeto.

Ementa
Problematização do estatuto das ciências humanas. O problema da consciência histórica em Hegel e em Marx. A via hermenêutica. A positividade das ciências humanas em Dilthey e Comte. Marx Weber e as Ciências humanas. A teoria fenomenológica de Husserl. Ciências humanas e política.

Bibliografia
OBS: 1- A bibliografia é composta de textos básicos que cobrem, de algum modo, o tema. Inclui textos exemplares, como é o caso de Comte e Durkheim. 2- Textos de apoio serão indicados quando a dinâmica o solicitar. CHAUÍ, M. - Ideologia e Mobilização Popular, Rio de Janeiro, Paz e Terra, CEDEC, 1978. (Apresentação). COHN, G. - Crítica e resignação - fundamentos da sociologia de max weber, T.A., Queiroz, 1979. COMTE, A. - Curso de filosofia positiva, in Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1978. ------------- - Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo, idem. DURKHEIM, E. - As regras do método sociológico, São Paulo, Ed. Nacional, 1978. ----------------- - Las formas elementales de la vida religiosa, Buenos Aires, Ed., Schapire, 1968. FREUND, J. - A teoria das ciências humanas, Lisboa, Socicultur. GIANNOTTI, J.A. - Trabalho e reflexão - ensaios para uma dialética da sociologia, São Paulo, Brasiliense, 1983. GOLDMANN, L. - Ciências humanas e filosofia- que é a sociedade? São Paulo, DIFEL, 1976. HABERMAS, J. Técnica e ciência como 'Ideologia', lisboa, Ed. 70, 1970. JAPIASSU, H. - Nascimento e morte das ciências humanas, Rio de Janeiro, F. Alves, 1978. LEBRUN, G. - O poder da ciência, in Ensaios de Opinião, Francisco de Oliveira e outros, Rio de Janeiro, Inúbia, 1977. MARANHÃO, T. - A perda de autoridade do discurso científico, in Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, ISER, 1987, número 14.

Bibliografia Complementar
Carregando...