Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PEE EM GEOGRAFIA RURAL ( GEO05983 )
Unidade:
Departamento de Geografia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
15
Número de Créditos:
0

Objetivos
 Articular o conteúdo de Geografia Rural com a prática de ensino em geografia;  Desenvolver metodologias de ensino do conteúdo dos estudos rurais;

Ementa
Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Geografia Rural, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina

Bibliografia
CALDART, Roseli Salete et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo, SP: Expressão Popular, 2012. 787 p CASTELLAR, Sônia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. 3. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2011. 167 p. CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. 208 p. FREIRE, Paulo. Educacao como pratica da liberdade. 16. ed. -. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. SANTOS, Cláudio Félix dos. O 'aprender a aprender' na formação de professores do campo. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. xviii, 171 p. SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil . Campinas, SP: Autores Associados, 2013. x, 277 p.

Bibliografia Complementar
BEZERRA NETO, Luiz; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos; LEITE NETO, José (Org.). Na luta pela terra, a conquista do conhecimento. São Carlos, SP: Pedro & João Ed., 2013. 177 p. CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do movimento sem terra. 4. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012. 443 p. CORREA, Licinia Maria; ALVES, Maria Zenaide; MAIA, Carla Linhares (Org.). Juventudes e territórios: o campo e a cidade. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2014. 39 p. FERREIRA, Maria Geovana Melim. A educação popular na práxis do ProJovem Campo - Saberes da Terra no Espírito Santo. 2015. 221 f. Dissertação FOERSTE, Erineu et al. (Org.). Cartas de professores do campo. Vitória, ES: EDUFES, 2012. 400 p. FREIRE, Paulo. Extensao ou comunicacao. 8. ed. -. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. HEHR, Roseli Gonoring. Produção escrita e educação do campo: um estudo de caso em uma escola de Domingos Martins - ES. 2015. 156 f. Dissertação JESUS, Janinha Gerke de. Sentidos da formação docente para a profissionalização: na voz do professor do campo. 2014. 352 f. Tese MORETO, Charles. Gerações de professoras de escolas de classes multisseriadas do campo. 2015. 379 p. Tese MORO, Ildranis Laquini. As 'transformações' no espaço rural e a atuação da Pedagogia da Alternância no município de Rio Novo do Sul-ES. 2015. 383 f. Dissertação NOSELLA, Paolo. Origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória, ES: EDUFES, 2012. 274 p. RESENDE, Marcia Spyer. A geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma pratica de ensino. 2. ed. - São Paulo: Loyola, 1989. 181p. SANTOS, Clarice Aparecida dos. Educação do campo e políticas públicas no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais do campo na instituição de políticas públicas e a licenciatura em Educação do Campo na UnB. Brasília, DF: Liber Livro, Universidade de Brasília, 2012. SANTOS, Júlio de Souza. Geografia comunitária e educação de jovens e adultos: os educadores flâneurs sem terra do Assentamento Paulo César Vinha - Conceição da Barra/ES. 2015. 327 f. Tese SILLER, Amélia (Org.). Experiências que brotam da terra: as reflexões e vivências dos educadores e educadoras. Vitória, ES: GM, 2012. nv. ZANONI, Angelo de Sousa. Monopolização e r-existências: a educação do campo na territorialidade camponesa no Noroeste do Espírito Santo. 2015. 242 f.
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