Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PROJ. ESP. DE ENS. (PEE) EM SIST. DE INF. GEOG - SIG ( GEO05090 )
Unidade:
Departamento de Geografia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
15
Número de Créditos:
0

Objetivos
• Demonstrar ao aluno a importância do uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG) para educação; • Apontar os diferentes tipos de aplicações geotecnológicas na sala de aula e em trabalhos de campo; • Relatar os procedimentos metodológicos de aquisição, processamento, análise espacial de produtos de SIG; • Relacionar o SIG,Cartografia e educação.

Ementa
Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Sistema de Informações Geográficas, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

Bibliografia
FITZ, Paulo R. Geoprocessamento sem complicação, Ed. Oficina de Textos. 2008 JOLY, F. - A cartografia. Campinas, Ed. Papirus, 1990. LONGLEY, Paul A.; GOODCHILD, Michael F.; MAGUIRE, David J.;RHIND, David W. Sistemas e Ciência da Informação Geográfica. 3ªed. São Paulo: Oficina de textos, 2013.

Bibliografia Complementar
LANG, Stefan; BLASCHKE, Thomas Análise da Paisagem com SIG tradução Hermann Kux, São Paulo, Of. de Textos, 2009. 424 p. LO. Chor Pang.; YEUNG Albert K.W. Concepts and Techniques of Geographic Information Systems Edition: 2 Publisher: Prentice Hall, 2006. 532p. MIRANDA, José I. Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas. Brasília – DF; Embrapa Informação Tecnológica, 2005. MEIRELLES, Margareth S. P.; CAMARA, Gilberto; ALMEIDA, Cláudia M. de A. (editores técnicos) Geomática: modelos e aplicações ambientais, Brasília – DF; Embrapa WENG, Qihao Remote Sensing and GIS Integration: Theories, Methods, and Applications. Publisher: McGraw-Hill, 2009, 398p.
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