Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais no Ensino de Filosofia II ( EPS07606 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Analisar projetos pedagógicos, nos seus objetivos e fundamentos pedagógicos com ênfase aos aspectos metodológicos. a situação da filosofia face a outras disciplinas do referido projeto ou proposta de ensino onde se situa a Filosofia.2. Destacar tópicos de estudos importantes na formação do licenciado, aprofundando estudos realizadas no decorrer dos trabalhos da disciplina, produzindo registros formais de resultados obtidos com a realização de projetos pedagógicos;3. Pesquisar e analisar materiais de ensino (textos livros didáticos) produzidos e colocados no mercado editorial ou mesmo materiais utilizados em escolas locais;4. Verificar/analisar hipóteses/erros apresentados por alunos em instrumentos de avaliação, investigando alternativas de correção de aprimoramento de dispositivos de avaliação de caráter emancipatórios.5. Socializar em classe aprendizagens e novas experiências adquiridas com a vivência nos estágios curriculares, inclusive aquelas ocorridas durante a formação em nível da Licenciatura.

Ementa
A disciplina "Tópicos Especiais de Ensino de Filosofia" deverá apresentar-se em sua base Fundamentação teórico-prática para aprofundamento de temas específicos da Filosofia como eixo epistemológico e sua intercessão com as ciências da educação. Elaborações conceituais e práticas para desenvolvimento e/ou avanço de novas metodologias de ensino de Filosofia no âmbito escolar aplicadas ao ensino básico. A integração entre a produção e socialização do conhecimento deve orientar-se para o exercício de pesquisa no espaço escolar e registro formal de pesquisas relativas ao ensino-aprendizagem da Filosofia.

Bibliografia
CARTOLANO, Maria Tereza Penteado. Filosofia no ensino médio. São Paulo: Editora Cortez, 1985. CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1986.3 FAZENDA, Ivani Catarina Arantes et alii. Um desafio para a didática. Experiências, vivências, pesquisas. São Paulo: Loyola,s/d. (Coleção Espaço)

Bibliografia Complementar
GARRIDO, Elza. Ensino da filosofia no 2º Grau e a compreensão do texto. Um levantamento em São Paulo da Técnica “Close”. 1988. Tese (Doutorado). Curso de Pós-Graduação de Educação da USP. São Paulo.NUNES, Antônio Vidal Nunes. Currículo: do que temos para o que queremos. Vitória, 1992. mimeografado.______. Currículo na perspectiva da práxis. Vitória, 1992. mimeografado.______. Conversando sobre currículo. Vitória, 1992. mimeografado.______. Filosofia ensino médio capixaba: considerações sobre a nova proposta curricular. Revista de Filosofia Sofia, Vitória, Ano 2 n.º 2, mar. 1996.PAULA,Izac Thompson. A reintrodução do ensino de filosofia nas escolas da rede estadual do Espírito Santo: Conflitos e Mediações numa Ótica Emancipatória. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES.PEREIRA, Otaviano. A metodologia do ensino de filosofia. Vitória, ES, mimeografado, 1993.RODRIGUES, João Assis e MENDES, Luiz Henrique. Avaliação no processo de ensino de filosofia no 2º Grau. Vitória, ES, mimeografado, 1993.SILVA, Anacleto Rodrigues. As atividades filosófica no 2º Grau. Uma abordagem metodológica. Revista de Filosofia Sofia, Vitória, Ano 1 n.º 0, out. 1994.SILVA, Anacleto Rodrigues. Filosofia no ensino fundamental. A Tribuna, Vitória, ES, 14/06/2001, Tribuna Livre.
Carregando...