Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado de Ensino de Filosofia ( EPS06390 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
200
Número de Créditos:
7

Objetivos
Vivenciar a docência em Licenciatura no nível médio considerando a inter-relação entre os processos de problematização da realidade educacional, de intervenção pedagógica e de pesquisa e produção de conhecimento sobre o ensino.ESPECÍFICOS:Problematizar os processos educativos em geral e didático-pedagógicos que ocorrem no cotidiano escolar tendo em vista a unidade teoria e práticaCompreender o processo de construção da identidade e dos saberes docentes e suas implicações para o compromisso social da docênciaDesenvolver a relação entre o ensino, a pesquisa e a prática pedagógica buscando colaborar com a solução de problemas significativos do cotidiano escolarDesenvolver uma constante atitude de reflexão e busca de soluções para o enfrentamento dos desafios da formação e da atuação docenteProporcionar a reflexão sobre ações colaborativas entre a formação inicial e continuada do professor

Ementa
Estágio Supervisionado no Ensino de Filosofia consistirá na inserção e intervenção didático-pedagógica no processo ensino-aprendizagem da disciplina Filosofia; processos metodológicos diversificados e diferenciados; a dinâmica do ensinar-aprender a Filosofia à luz de princípios e orientações formais e acadêmicas reconhecidas em contextos e níveis escolares específicos; possibilidades, inovação, proposição do fazer pedagógico.

Bibliografia
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas, São Paulo: Papirus, 1989. CECCON, Claudius, OLIVEIRA, Miguel Darcy de, OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. A vida na escola e a escola da vida. 10. ed. Petrópolis, Vozes/Idac.1984. FAUNDEZ, Antônio e FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. 3. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988. FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz3BIBLIOGRAFIAe Terra, 1986. (Coleção Educação e Comunicação - v. 18). GALLO, Silvio (Coord). Ética e cidadania: caminhos da filosofia. Campinas/SP: Papirus, 1997. ______. Deleuze e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. HOFFMANN, Jussara. A avaliação: mito e desafio. Uma perspectiva construtivista. 27. ed. Porto Alegre: Mediação, 1993. MENEGOLA, Maximiliano; SANT'ANNA, Ilza M. Didática: aprender e ensinar. São Paulo: Edições Loyola, 1989. LEAL, Antônio. Fala Maria favela: uma experiência criativa em alfabetização. Rio de Janeiro, edição do autor, 1982. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1990. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1994 (Coleção magistério 2º grau. Serie formação do professor). KOHAN, Valter Omar (org.). Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. ______. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. ______. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. MATOS, Sônia Regina da Luz. Didática e suas forças vertiginosas. Conjectura: filosofia e educação (UCB), v. 14, p. 93-134, 2009. Disponível em . Acessado em 16 maio 2013. NEILL, Alexander Sutherland. Liberdade sem medo – Summerhill: radical transformação na teoria e na prática da educação. 19. ed. São Paulo: IBRASA, 1980. RUDIO, Franz Victor. Orientação não-diretiva: na educação, no aconselhamento e na psicoterapia. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1979. SANT'ANNA, Flávia Maria. Microensino e habilidades técnicas do professor. São Paulo, Editora MC Graw-Hill do Brasil, 1979. SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória. São Paulo: Cortez Editora, 1988. SAVIANI, Dermeval, et alli. Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987. SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1983.SAVIANI, Dermeval (Org. et alli). Para uma história da educação latino-americana. Campinas, SP: Autores Associados, 1996 (Coleção polêmicas do nosso tempo, v. 52). TURRA, Clódia M. et alli. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra, 1986. VASCONCELOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Libertad, 1995.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Constituição [da] Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: . Acesso em 12 mar 2012. (Ver artigos 205 a 214). BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LEI 9394/96 Disponível em: . Acesso em 12 mar 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto da criança e do adolescente. 3. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006. 96 p. (Série E. Legislação e Saúde). Disponível em: . Acesso em 10 out. 2008. BRASIL. SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação escolar, a exclusão e seus destinatários. Educação em Revista, Belo Horizontes, n. 48, p. 205-222, dez. 2008. DAVIES, Nicolas. Legislação educacional federal básica. 2 ed. São Paulo, Cortez. FÁVERO, Osmar (Org.). A educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988. 3. ed. Campinas: Autores associados, 2005.
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