CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas, São Paulo: Papirus, 1989.
CECCON, Claudius, OLIVEIRA, Miguel Darcy de, OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. A vida na escola e a escola da vida. 10. ed. Petrópolis, Vozes/Idac.1984.
FAUNDEZ, Antônio e FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. 3. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.
FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz3BIBLIOGRAFIAe Terra, 1986. (Coleção Educação e Comunicação - v. 18).
GALLO, Silvio (Coord). Ética e cidadania: caminhos da filosofia. Campinas/SP: Papirus, 1997.
______. Deleuze e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
HOFFMANN, Jussara. A avaliação: mito e desafio. Uma perspectiva construtivista. 27. ed. Porto Alegre: Mediação, 1993.
MENEGOLA, Maximiliano; SANT'ANNA, Ilza M. Didática: aprender e ensinar. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
LEAL, Antônio. Fala Maria favela: uma experiência criativa em alfabetização. Rio de Janeiro, edição do autor, 1982.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1990.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1994 (Coleção magistério 2º grau. Serie formação do professor).
KOHAN, Valter Omar (org.). Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
______. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
______. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
MATOS, Sônia Regina da Luz. Didática e suas forças vertiginosas. Conjectura: filosofia e educação (UCB), v. 14, p. 93-134, 2009. Disponível em . Acessado em 16 maio 2013.
NEILL, Alexander Sutherland. Liberdade sem medo – Summerhill: radical transformação na teoria e na prática da educação. 19. ed. São Paulo: IBRASA, 1980.
RUDIO, Franz Victor. Orientação não-diretiva: na educação, no aconselhamento e na psicoterapia. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1979.
SANT'ANNA, Flávia Maria. Microensino e habilidades técnicas do professor. São Paulo, Editora MC Graw-Hill do Brasil, 1979.
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória. São Paulo: Cortez Editora, 1988.
SAVIANI, Dermeval, et alli. Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1983.SAVIANI, Dermeval (Org. et alli). Para uma história da educação latino-americana. Campinas, SP: Autores Associados, 1996 (Coleção polêmicas do nosso tempo, v. 52).
TURRA, Clódia M. et alli. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra, 1986.
VASCONCELOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Libertad, 1995.