Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado I ( EPS07575 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
200
Número de Créditos:
7

Objetivos
1 - Refletir sobre a dinâmica da escola, o contexto e elementos da problemática do Ensino de médio e a diversidade de práticas pedagógicas; 2 - Planejar, executar e avaliar uma unidade de Ensino de Filosofia no Ensino Médio; 3 - Selecionar, definir recursos e aplicar técnicas de ensino de acordo com os objetivos propostos; 4 - Demonstrar capacidade de domínio critico de situações de ensino aprendizagem estabelecendo relações entre os conhecimentos adquiridos e a prática pedagógica existente na escola.

Ementa
Ensino de Filosofia. Práticas de produção e socialização do saber e processos metodológicos subjacentes numa perspectiva critico-emancipatória. Cotidianidade escolar e aspectos sócio-políticos-filosóficos. Características das principais correntes do pensamento filosófico e suas implicações pedagógicas. Metodologia de pesquisa e de ensino, planejamento do processo de ensino-aprendizagem. Contextualização da filosofia no ensino médio. Leitura, reflexão e registro da realidade.

Bibliografia
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática . Campinas, São Paulo: Papirus, 1989. CECCON, Claudius, OLIVEIRA, Miguel Darcy de, OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. A vida na escola eaescoladavida  .10.ed.Petrópolis,Vozes/Idac.1984. CARTOLANO, Maria Tereza Penteado. Filosofia no ensino médio. São Paulo: Editora Cortez, 1985. CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1986. VASCONCELOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Libertad, 1995.

Bibliografia Complementar
CECCON, Claudius, OLIVEIRA, Miguel Darcy de, OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. A vida na escola e a escola da vida. 10. ed. Petrópolis, Vozes/Idac.1984 FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Coleção Educação e Comunicação - v. 18) GALLO, Silvio. Deleuze e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008 KOHAN, Walter Omar (org.). Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 ______. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2009 ______. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 TURRA, Clódia M. et alli. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra, 1986.
Carregando...