Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio II ( TEP06804 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
150
Número de Créditos:
7

Objetivos
OBJETIVOS GERAIS: ü  Possibilitar ao licenciando uma experiência pedagógica sustentada pelos conhecimentos específicos adquiridos em Matemática, em Psicologia, em Didática, em Estágio II, e pelas informações e reflexões acerca do projeto educativo da escola, pelo trabalho com outros professores, com pais e, em especial, com seus alunos. ü  Refletir, a partir da experiência de regência e de outras atividades no âmbito escolar, sobre as práticas docentes desenvolvidas no ensino-aprendizagem da matemática do 3° e 4° ciclos do ensino fundamental. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Possibilitar ao licenciando: §  Levantar informações relativas ao Ensino Médio° visando a construção de um diagnóstico preliminar sobre a área de matemática, com o propósito de entender a escola e a sala como um espaço de aprendizagem de conteúdo específico e de convivência social, em que pessoas cooperam, constroem sua identidade, preservam suas especificidades culturais e respeitam o pluralismo; §  Ler e discutir trabalhos de fundamentação teórica sobre a prática do ensino-aprendizagem da matemática que permitam, entre outras aquisições, a construção de referenciais para a formação continuada do professor; §  Analisar, selecionar e implementar atividades pertinentes ao processo ensino-aprendizagem de Matemática centradas no aluno do Ensino Médio; §  Preparar seqüências didáticas para a discussão com os colegas e professores e prática em sala de aula; §  Buscar conteúdos significativos e novas formas de avaliar que resultem em proposta metodológica e inovadora, com o intuito de viabilizar a aprendizagem dos alunos; Avaliar sua própria atuação docente.

Ementa
Observação e análise das diferentes formas de atuação do professor de Matemática de nível médio, na escola. Co-participação nas classes do Ensino Fundamental. Produção de recursos didáticos. Análise e discussão de situações didáticas. Docência supervisionada nas classes de Ensino Médio, envolvendo conteúdos pertinentes e integrando reflexão e ação.

Bibliografia
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Matemática. MEC/SEF, 1998. BRASIL, Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>  Acesso em julho de 2007. BRASIL, Matriz de Referência de Matemática – Saeb. Disponível em <www.inep.gov.br/basica/saeb/matrizes/topicos_3serie_mat.htm>  Acesso em julho de 2007. COLEÇÃO TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Belo Horizonte: Autêntica. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa – como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998. OUTROS textos sugeridos pelos professores e palestrantes ao longo do curso. 

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CARRAHER, T.N. e outros. Na vida dez na escola zero. S.P.: Cortez, 1994. COSTA, L.B. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática, da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus1996. FIORENTINI, Dario e CRISTOVÃO, Eliane Matesco (orgs). História e investigação de/em aulas de matemática. Campinas, SP: Alínea, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura) PARRA, Cecília & SAIZ, Irma (org). Didática da matemática: reflexões psico-pedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. ANAIS DOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMATICA (ENEM) TESES, DISSERTAÇÕES, MONOGRAFIAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMATICA
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.