Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Desenvolvimento e Aconselhamento de Carreira ( PSI16147 )
Unidade:
Departamento de Psicologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivo geral:Conhecer o campo de Orientação Profissional e Carreira em seus aspectos conceituais, metodológicos e práticos, visando a implementação de propostas de Orientação Profissional e Carreira em diferentes grupos e populações.  Objetivos específicos:1. Discutir com os alunos as relações entre a carreira interna e externa sobre a relação entre desenvolvimento de carreira e mundo do trabalho;2. Levar o aluno ao conhecimento da história do desenvolvimento e aconselhamento de carreira, bem como de abordagens, autories e construtos importantes da área;3.Discutir métodos, questões e resultados de pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior no âmbito do desenvolvimento e aconselhamento de carreira;4. Identificar problemas de pesquisa no âmbito do desenvolvimento de carreira nas diferentes etapas do ciclo vital.

Ementa
Conceituação e evolução histórica da Orientação Profissional e da carreira (OPC). Diferentes teorias em desenvolvimento de carreira. Formação em OPC no Brasil e no mundo. O desenvolvimento de carreira e o mundo do trabalho. Pesquisas em desenvolvimento de carreira. A carreira no ciclo vital. 

Bibliografia
BORGES-ANDRADE, J. E.; ABBAD, G. DA S.; MOURÃO, L. (Org.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. 576 p. PASQUALI, L. Instrumentação Psicológica: conceitos e prática. Porto Alegre, Artmed, 2010. KRUMM, D. Psicologia do trabalho: uma introdução à psicologia industrial/organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 2005. 371 p. ISBN 8521614284 (broch.)

Bibliografia Complementar
FERES J.; ZONINSEIN, J. (Org.). Ação afirmativa e universidade: experiências nacionais comparadas. Brasília, DF: Ed. Unb, 2006. 303 p. AGUIAR, M. Â. S. (Org.). Par onde vão a orientação e a supervisão educacional?.6 ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. 160 p. CUNHA, M. P. e; MARQUES, Carlos Alves. Comportamento organizacional e gestão de empresas. 2 ed.- Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2000. 419 p. BRASIL, Ministério do Trabalho e Emprego. ORGNIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Abertura e ajuste do mercado de trabalho no Brasil: políticas para conciliar os desafios de emprego e competitividade. São Paulo: Ed. 34, 1999. 471 p. ISBN 9788573261356 (bronch.). DEL PRETTE, Z. A. P. (org.). Psicologia escolar e educacional: saúde e qualidade de vida: explorando fronteiras. 4 ed. rev. Campinas, SP: Alínea, 201. 221 p. 
Carregando...