Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Teoria e Prática em Habilidades Sociais ( PSI16145 )
Unidade:
Departamento de Psicologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivo Geral:Conhecer o campo das habilidades sociais em seus aspectos conceituais, metodológicos e práticos, tendo em vista a implementação de propostas de desenvolvimento de habilidades sociais com diferentes grupos e populações. Objetivos específicos: Conhecer o campo das habilidades sociais;Conhecer metodologias de avaliação das habilidades sociais;Vivenciar estratégias em grupo para desenvolvimento de habilidades sociais;Planejar intervenções em grupo para desenvolvimento das habilidades sociais com diferentes populações.

Ementa
1. O campo das habilidades sociais. 2. Habilidades Sociais: definição, importância e aplicações. 3. Avaliação das habilidades sociais. 4. Intervenções em Habilidades Sociais com diferentes grupos e populações. 

Bibliografia
CABALLO, V. E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais . São Paulo: Santos, 2003,408. CABALLO, V. E.; ARDILA, R. Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento . São Paulo: Santos, 1996. 873 p. DEL PRETTE, A; DEL PRETTE, Z. A. P. (Orgs.). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem : questões conceituais, avaliações e intervenção, Campinas, SP: Alínea, 2003. 310 p. 

Bibliografia Complementar
DEL PRETTE, A; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais : vivências para o trabalho em grupo. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 231 p. DEL PRETTE, A; DEL PRETTE, Z. A. P. (Orgs.). Habilidades sociais : intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. 288 p. DEL PRETTE, A; DEL PRETTE, Z. A. P. (Orgs.). Psicologia das habilidades sociais : diversidade teórica e suas implicações. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 231 p. DEL PRETTE, A; DEL PRETTE, Z. A. P. (Org.). Psicologia escolar e educacional : saúde e qualidade de vida: explorando fronteiras. 4 ed. rev. Campinas, SP: Alínea, 2011. 221 p. DEL PRETTE, A; DEL PRETTE, Z. A. P. (Orgs.). Psicologia das habilidades sociais na infância : teoria e prática. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 276 p.
Carregando...