Objetivo geral: Compreender a importância da avaliação psicológica para o campo da pesquisa em psicologia e para a psicologia aplicada em geral.
Objetivos específicos: Identificar as variáveis envolvidas na atividade da avaliação psicológica; Compreender e ser capaz de planejar e conduzir processos de avaliação psicológica; 3. Problematizar aspectos da realidade biopsicossocial na forma de dilemas éticos contemporâneos.
Habilidades:1. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios técnicos na área da Psicologia. 2. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. 3. Analisar trabalhos de pesquisa identificando o objetivo, a(s) hipótese(s), o método utilizado, as variáveis estudadas, a técnica de coleta e análise dos dados. 4. Planejar e realizar diferentes modalidades de entrevistas, de acordo com os objetivos a serem alcançados e de forma apropriada aos contextos envolvidos. 5. Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos suas ações na produção e divulgação de pesquisas e seu exercício profissional.
Competências: 1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. 2. Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações. 3. Atuar inter e multiprofissionalmente sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar. 4. Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia. 5. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação. 6. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público.
Eixos estruturantes: 1. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional. 2. Práticas profissionais