Objetivos 1. Apresentar aos alunos os serviços de saúde do município que contam com o trabalho do psicólogo em seu cotidiano. 2. Instrumentalizar alunos de Psicologia para a atuação no campo da Saúde Pública. 3. Contribuir para a construção de um conhecimento em Psicologia no sentido de uma resignificação dos conceitos de saúde física e mental.
Habilidades: 1. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. 2. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia. 3. Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos. 4. Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais. 5. Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos. 6. Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos seu exercício profissional. 7. Descrever e analisar a atuação do psicólogo na área da saúde.
Competências:1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica demandas, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. 2. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. 3. Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara. 4. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação. 5. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público. 6. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
Eixos estruturantes: 1. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional. 2. Fenômenos e processos psicológicos. 3. Interfaces com campos afins de conhecimento. 4. Práticas profissionais