Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Básico II ( PSI11415 )
Unidade:
Departamento de Psicologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Objetivos 1. Apresentar aos alunos os serviços de saúde do município que contam com o trabalho do psicólogo em seu cotidiano. 2. Instrumentalizar alunos de Psicologia para a atuação no campo da Saúde Pública. 3. Contribuir para a construção de um conhecimento em Psicologia no sentido de uma resignificação dos conceitos de saúde física e mental. Habilidades: 1. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. 2. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia. 3. Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos. 4. Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais. 5. Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos. 6. Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos seu exercício profissional. 7. Descrever e analisar a atuação do psicólogo na área da saúde.  Competências:1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica demandas, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. 2. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. 3. Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara. 4. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação. 5. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público. 6. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.  Eixos estruturantes: 1. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional. 2. Fenômenos e processos psicológicos. 3. Interfaces com campos afins de conhecimento. 4. Práticas profissionais

Ementa
EMENTA: O contexto da saúde. Papel da Psicologia na saúde coletiva. Promoção da saúde. Prevenção e assistência à saúde. Modelos de intervenção em saúde. Educação popular e saúde. Empoderamento e apoio social.

Bibliografia
ALEXANDRE, Marta de Lima; ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Prática do Psicólogo na Atenção Básica - SUS: conexões com a clínica no território. Contextos Clínicos, 10(2), 284-299. https://dx.doi.org/10.4013/ctc.2017.102.12, 2017.  BOCK, A. M. B. (Org.). Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003. CFP (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas . 1. ed. Brasília : CFP, 2019. https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2019/11/ServHosp_web1.pdf  SALES, A. L. L. de F.; DIMENSTEIN, M. Psicologia e modos de trabalho no contexto da reforma psiquiátrica. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(4), 812, 2009. https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000400012.

Bibliografia Complementar
DAGNINO, E. Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.  PAIM, J. O que é SUS. Rio de Janeiro: FIOCURZ, 2009. ROSA, E. M. (Org.). Psicologia e saúde: desafios às políticas públicas no Brasil. Vitória: EDUFES, 2007.  SPINK, M. J. P. Psicologia e Saúde. Práticas, saberes e sentidos. Petrópolis: Vozes, 2003.
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