Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia e Práticas em Saúde ( PSI11414 )
Unidade:
Departamento de Psicologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos 1. Analisar as relações entre os diferentes conceitos de saúde, modelos assistenciais e organização dos serviços de saúde pública brasileiro; e a inserção do psicólogo neste contexto. 1. Analisar os conceitos de saúde produzidos historicamente 2. Problematizar os diferentes modelos assistenciais 3. Refletir sobre a construção do Sistema Único de Saúde . 4. Propiciar ao aluno o acesso e a construção de conhecimentos que permitam refletir acerca da problemática da Saúde Pública no contexto brasileiro. 5. Estabelecer uma visão crítica a respeito da psicologia Saúde Pública através de sua contextualização histórica.  Habilidades: 1. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. 2. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia. 3. Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos. 4. Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos. 5. Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos seu exercício profissional.  Competências: 1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. 2. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. 3. Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara. 4. Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia. 5. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação. 6. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público. 7. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.  Eixos estruturantes: 1. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional. 2. Fenômenos e processos psicológicos. 3. Interfaces com campos afins de conhecimento. 4. Práticas profissionais

Ementa
EMENTA :  1. Panorama histórico do desenvolvimento dos conceitos de saúde e de doença. 2. Saúde Pública no Brasil. 3. Diferentes enfoques em saúde coletiva. 4. Políticas e programas na saúde pública: níveis de atenção e práticas em saúde pública. 5. Práticas do psicólogo na saúde pública/coletiva.  6. Psicologia, saúde e a questão ambiental: determinantes ambientais da saúde

Bibliografia
CZERESNIA, D. FREITAS, C. M. (Org.). Promoção da saúde, conceitos, reflexões e tendências . Fiocruz, 2003. FOUCAULT, M. Microfísica do poder . Rio de Janeiro: Graal, 1985. FREIRE-COSTA, J. Ordem médica e norma familiar . Rio de Janeiro: Graal, 1983. LIMA, T. N.; GERSCHMAN S. Saúde e democracia : história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.

Bibliografia Complementar
DAGNINO, E. Sociedade Civil e Espaços Públicos no Brasil . São Paulo: Paz e Terra. 2002. MERHY, E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002. PELBART, P. P. Vida capital : ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003. RIBEIRO, Helena. Saúde Pública e meio ambiente: evolução do conhecimento e da prática, alguns aspectos éticos. Saúde e Sociedade , São Paulo , v. 13, n. 1, p. 70-80, abr. 2004. SANTOS, B. de S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. In: ______ A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
Carregando...