Objetivos 1. Analisar as relações entre os diferentes conceitos de saúde, modelos assistenciais e organização dos serviços de saúde pública brasileiro; e a inserção do psicólogo neste contexto. 1. Analisar os conceitos de saúde produzidos historicamente 2. Problematizar os diferentes modelos assistenciais 3. Refletir sobre a construção do Sistema Único de Saúde . 4. Propiciar ao aluno o acesso e a construção de conhecimentos que permitam refletir acerca da problemática da Saúde Pública no contexto brasileiro. 5. Estabelecer uma visão crítica a respeito da psicologia Saúde Pública através de sua contextualização histórica.
Habilidades: 1. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. 2. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia. 3. Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos. 4. Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos. 5. Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos seu exercício profissional.
Competências: 1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. 2. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. 3. Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara. 4. Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia. 5. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação. 6. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público. 7. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
Eixos estruturantes: 1. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional. 2. Fenômenos e processos psicológicos. 3. Interfaces com campos afins de conhecimento. 4. Práticas profissionais