Objetivos:
Identificar e descrever concepções e modelos de atendimento nas áreas da deficiência e altas habilidades;
Identificar, descrever e analisar as condições que afetam o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, da linguagem e social, e o desempenho escolar, considerando o contexto, características e necessidades dessa população;
Identificar, descrever e analisar intervenções psicológicas em saúde, educação e trabalho que visam à inclusão de pessoas com deficiências e com altas habilidades;
Realizar entrevistas com diferentes finalidades, nos contextos escolar, familiar, profissional e social;
Descrever e analisar as relações entre contextos e processos psicológicos;
Analisar as interações sociais dessa população nos diferentes contextos sociais;
Observar e registrar comportamentos em diferentes ambientes e situações;
Descrever a atuação do psicólogo, nas áreas de diagnóstico e intervenção, com essa população
Habilidades:
1. Identificar e descrever concepções e modelos de atendimento nas áreas da deficiência e altas habilidades;
2. Identificar, descrever e analisar as condições que afetam o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, da linguagem e social, e o desempenho escolar, considerando o contexto, características e necessidades dessa população;
3. Identificar, descrever e analisar intervenções psicológicas em saúde, educação e trabalho que visam à inclusão de pessoas com deficiências e com altas habilidades;
4. Realizar entrevistas com diferentes finalidades, nos contextos escolar, familiar, profissional e social;
5. Descrever e analisar as relações entre contextos e processos psicológicos;
6. Analisar as interações sociais dessa população nos diferentes contextos sociais;
7. Observar e registrar comportamentos em diferentes ambientes e situações;
8. Descrever a atuação do psicólogo, nas áreas de diagnóstico e intervenção, com essa população.
Competências:
1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo.
2. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público.
Eixos estruturantes:
1. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional.
2. Fenômenos e processos psicológicos.
3. Interfaces com campos afins de conhecimento.