Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Sociologia Aplicada à Psicologia ( CSO11203 )
Unidade:
Departamento de Ciências Sociais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Informar as condições que devem ser observadas para que se possa atingir o conhecimento científico da realidade social; Demonstrar o contexto histórico que possibilitou o surgimento das Ciências Sociais, em geral, e da Sociologia, em particular, como campo do conhecimento científico; Conhecer as principais vertentes da Sociologia clássica, enfatizando a diversidade que caracteriza o conhecimento sociológico desde o início de sua história; Entender a importância do estudo das Ciências Sociais para o tratamento de questões relevantes da vida cotidiana;

Ementa
As condições históricas do surgimento da Sociologia. A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e a situação intelectual. A Sociologia como ciência. O objeto da Sociologia, a identidade sujeito-objeto, a diversidade de abordagens, as abordagens como sistematização de visões de mundo, os princípios de integração e contradição. As principais abordagens da Sociologia moderna.

Bibliografia
CASTRO, A. M.; DIAS, E. F. Introdução ao Pensamento Sociológico, (ver: Precursores Históricos, pp.13-35); Editora: Eldorado 1977; GIDDENS, A. Modernidade e identidade (P. Dentzien, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2003; QUINTANEIRO, T.; Et al (2002). Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. (Ver: Karl Marx pp. 63-104; Emile Durkheim pp. 15-62; Max Weber pp. 105-143) 2ª Edição. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007;

Bibliografia Complementar
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. (Ver: capítulo VII - A arte pós-moderna, ou a impossibilidade da vanguarda, p. 121-130). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1998; BERGER, P. Perspectivas Sociológicas. (Ver: A sociologia como passatempo individual, pp.9-34). Petrópolis, Editora Vozes, 1995; BLOOR David. Conhecimento e imaginário social. [Trad. de Marcelo do Amaral Penna–Forte]. (Ver cap. I - O programa forte na sociologia do conhecimento - Conhecimento e imaginário social). São Paulo: Editora Unesp, 2009; BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. (Ver: Introdução p. 11-16). São Paulo: Companhia das Letras, 1996; HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. (Ver: parte III, item “A compressão do tempo-espaço e a condição pós-moderna”, p.257-276). 15. ed. Trad. de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2006; KELLER, E. F. Qual foi o impacto do feminismo na ciência? Cad. Pagu [online]. n.27, pp.13-34. 2006;
Carregando...