Objetivo Geral: Desenvolver análise crítica da educação brasileira, problematizando as demandas e os desafios da interface psicologia e educação.
Objetivos Específicos: Propiciar encontro entre teoria e prática, a partir do contexto escolar. Realizar, de modo crítico e propositivo, leitura institucional. Possibilitar a criação de estratégias analíticas e interventivas adequadas à realidade institucional.
Habilidades: 1. Identificar, descrever e analisar as condições que afetam o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, da linguagem e social, e o desempenho escolar, considerando o contexto educacional; 2. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. 3. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia. 4. Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos. 5. Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos. 6. Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos seu exercício profissional.
Competências: 1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica demandas, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. 2. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. 3. Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara. 4. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação. 5. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público. 6. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
Eixos estruturantes: 1. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional. 2. Fenômenos e processos psicológicos. 3. Interfaces com campos afins de conhecimento. 4. Práticas profissionais