Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia e Práticas Educacionais ( PSI11184 )
Unidade:
Departamento de Psicologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivo Geral: Apropriar-se de ferramentas conceituais e metodológicas que subsidiem à intervenção do psicólogo nas práticas educacionais.  Objetivo Específico: 1) Propiciar aos alunos a construção de conhecimentos sobre a escola e os desafios que a permeia; 2) Refletir, analisar e discutir a respeito das contribuições da psicologia escolar na análise dos processos educacionais; 3) Oportunizar o acesso a reflexões e análises do contexto escolar contemporâneo que contribuam para situar a complexidade do trabalho dos profissionais da educação na atualidade  Habilidades: 1. Identificar, descrever e analisar as condições que afetam o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, da linguagem e social, e o desempenho escolar, considerando o contexto educacional; 2. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. 3. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia. 4. Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos. 5. Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos. 6. Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica 7. Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos seu exercício profissional.  Competências: 1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. 2. Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos 3. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. 4. Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócio-culturais dos seus membros. 5. Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara. 6. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação. 7. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público. 8. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional. 9. Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar. Eixos estruturantes: 1. Práticas profissionais. 2. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional

Ementa
Ementa : 1. Análise da constituição histórica da infância, da família e da escola. 2. As condições de emergência das práticas psicológicas no campo da educação. 3. Questões contemporâneas na interface psicologia e educação. 4. As políticas educacionais no Brasil e a atuação do psicólogo. 5. Escola e movimentos sociais no Brasil. 6. Desigualdades e diversidades. A questão étnico-racial e o racismo nas práticas educacionais. Diversidades e alteridades. Práticas educacionais e direitos humanos..

Bibliografia
ÀRIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. ENGUITA, M. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.  HECKERT, A.L. C.; ROCHA, M. L. A maquinaria escolar e os processos de regulamentação da vida. Psicologia & Sociedade, v. 24, Especial, p. 85-93, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v24nspe/13.pdf 

Bibliografia Complementar
ANDRE, M. C. Processos de subjetivação em Afro-brasileiros: anotações para um estudo. Psicologia Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 2, p. 159-168, abr./jun. 2007.  BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.   CARVALHO, M. Quem são os meninos que fracassam na escola? Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, p. 11-40, jan./abr.2004.  MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf>.  OLIVEIRA, D. A. Educação Básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis: Vozes, 2000.
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