Objetivo Geral: Apropriar-se de ferramentas conceituais e metodológicas que subsidiem à intervenção do psicólogo nas práticas educacionais.
Objetivo Específico: 1) Propiciar aos alunos a construção de conhecimentos sobre a escola e os desafios que a permeia; 2) Refletir, analisar e discutir a respeito das contribuições da psicologia escolar na análise dos processos educacionais; 3) Oportunizar o acesso a reflexões e análises do contexto escolar contemporâneo que contribuam para situar a complexidade do trabalho dos profissionais da educação na atualidade
Habilidades: 1. Identificar, descrever e analisar as condições que afetam o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, da linguagem e social, e o desempenho escolar, considerando o contexto educacional; 2. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. 3. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia. 4. Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos. 5. Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos. 6. Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica 7. Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos seu exercício profissional.
Competências: 1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. 2. Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos 3. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. 4. Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócio-culturais dos seus membros. 5. Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara. 6. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação. 7. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público. 8. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional. 9. Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar.
Eixos estruturantes: 1. Práticas profissionais. 2. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional