Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia do Desenvolvimento II: Adolescência, Adultez e Terceira Idade ( PSO11182 )
Unidade:
Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos: 1. Analisar, descrever e interpretar as condições do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, da linguagem, social e moral, considerando o contexto, características e necessidades da população-alvo;  2. Identificar e descrever os principais fatores que interferem no desenvolvimento humano na adolescência, na idade adulta e na terceira idade e as transformações ocorridas nestes períodos;  3. Descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;  4.Observar e registrar comportamentos e atividades;  5. Realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;  6. Analisar estudos desenvolvidos na área. Habilidades: 1. Analisar, descrever e interpretar as condições do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, da linguagem, social e moral, considerando o contexto, características e necessidades da população-alvo; 2. Identificar e descrever os principais fatores que interferem no desenvolvimento humano na adolescência, na idade adulta e na terceira idade e as transformações ocorridas nestes períodos; 3. Descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais; 4. Observar e registrar comportamentos e atividades; 5. Realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos; 6. Analisar estudos desenvolvidos na área. Competências: 1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. 2. Apresentar trabalhos e discutir idéias em público. Eixos estruturantes: 1.  Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional. 2.  Fenômenos e processos psicológicos. 3. Interfaces com campos afins de conhecimento.

Ementa
1. Introdução ao estudo da adolescência, da fase adulta e da terceira idade. 2. As principais teorias do desenvolvimento. 3. Aspectos evolutivos do desenvolvimento. 4. Interdependência entre os múltiplos fatores que interferem no processo de desenvolvimento dessas três etapas.

Bibliografia
BIAGGIO, A.M.B. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 2003. COLL, C. et al. Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. PIAGET, J. (1932) O juízo  moral na criança . 3. ed. Trad. Elzon Lenardon. São Paulo: Summus, 1994. RAPPAPORT, C. R. et al. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: EPU, 2002.

Bibliografia Complementar
ANDRIANI, A. G.; OZELLA, S. (org.). Adolescências construídas: a visão da psicologia sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2003.  DERVAL, J. Introdução à prática do método clinico: descobrindo o pensamento das crianças. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed,2002.  DESSEN, Mª. A; COSTA JUNIOR, A. L. A Ciência do Desenvolvimento Humano - Tendências Atuais e Perspectivas Futuras. Artmed. 2005. ERIKSON, E. H. Identidade, Juventude e Crise. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1987.  NERI, A.L. Psicologia do envelhecimento: temas selecionados na perspectiva de curso de vida. Campinas, SP, Papirus, 1995. 
Carregando...