Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa de Campo em Psicologia ( PSO10879 )
Unidade:
Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Habilidades: 1.    Interpretar comunicações científicas e relatórios técnicos na área da Psicologia. 2.    Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. 3.    Analisar trabalhos de pesquisa identificando o objetivo, a(s) hipótese(s), o método utilizado, as variáveis estudadas, a técnica de coleta e análise dos dados. 4.    Utilizar método experimental, de observação, e outros métodos de investigação científica. 5.    Planejar e realizar diferentes modalidades de entrevistas, de acordo com os objetivos a serem alcançados e de forma apropriada aos contextos envolvidos. 6.    Utilizar os recursos da Matemática, da Estatística e da Informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia. 7.    Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos suas ações na produção e divulgação de pesquisas.

Ementa
1. Execução do projeto de pesquisa elaborado na disciplina Pesquisa em Psicologia III: realização da coleta, organização e análise dos dados. 2.Elaboração de resumos. 3.Elaboração de relatório de pesquisa.

Bibliografia
BAUER, M.; GASKELL, G. (2002). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Petrópolis: Vozes. DANCEY, C.; REIDY, J. (2006). Estatística sem matemática para a psicologia: Usando SPSS para Windows. Porto Alegre: Artes Médicas. PEREIRA, J. (2001). Análise de dados qualitativos: Estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. São Paulo: EDUSP. PEREIRA, J. (2001). Análise de dados qualitativos: Estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. São Paulo: EDUSP.

Bibliografia Complementar
ANASTASI, A.; URBINA, S. (2000). Testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed. PASQUALI, L. Psicometria, teoria e aplicações: a teoria classica dos testes picológicos. Brasilia: UNB, 1997.
Carregando...