Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia do Desenvolvimento I: infância ( PSO10870 )
Unidade:
Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos:  Fornecer subsídios teóricos e metodológicos que possibilitem a compreensão e avaliação do processo de desenvolvimento no período da infância, subsidiando a pesquisa e a prática psicológicas. Habilidades: 1. Analisar, descrever e interpretar as condições do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, da linguagem, social e moral, considerando o contexto, características e necessidades da população-alvo; 2. Identificar e descrever os principais fatores que interferem no desenvolvimento humano na infância e as transformações ocorridas neste período; 3. Descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais; 4. Observar e registrar comportamentos e atividades; 5. Realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos; 6.  Analisar estudos desenvolvidos na área. Competências: 1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. 2. Apresentar trabalhos e discutir idéias em público. Eixos estruturantes: 1. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional. 2. Fenômenos e processos psicológicos. 3. Interfaces com campos afins de conhecimento.

Ementa
Perspectivas históricas da Psicologia do Desenvolvimento. 2. Concepções de desenvolvimento. 3. O conceito de infância. 4. Fundamentos metodológicos. 5. As principais teorias do desenvolvimento. 6. Determinantes básicos dos processos de desenvolvimento. 7. Do nascimento da criança aos 12 anos. 8. Fatores que interferem no desenvolvimento.

Bibliografia
BIAGGIO, A.M.B. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 2001. COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, Vol 1. 2004. ERIKSON, E. H. O ciclo de vida completo . Porto Alegre: Artmed, 1ª Edição – 1998. LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H., (orgs). Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.  

Bibliografia Complementar
ERIKSON, E. H. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artmed, 1ª Edição – 1998.  PIAGET, J. (1932) O juizo moral na criança. Trad. ElzonLenardon. São Paulo: Summus, 1994.  VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins fontes, 1993. 2003.  WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 1997.
Carregando...