Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais em Processos Cognitivos I ( PSI10714 )
Unidade:
Departamento de Psicologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL:  Desenvolver enfoques da aprendizagem e da cognição, levando em consideração a importância do corpo engajado e emotivo para o processo de produção de conhecimento. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ·         Problematizar os enfoques tradicionais das ciências cognitivas, baseados na compreensão representacional do conhecimento; ·         Apresentar o pensamento de Francisco Varela e sua visão de cognição e aprendizagem; ·         Problematizar o pensamento positivista e sua visão de ciência, introduzindo o pensamento de autores do campo da Science, Technology and Society Studies, tais como Bruno Latour e Vincianne Despret, em sua interface com a  discussão da cognição e da aprendizagem; ·         Propiciar situações de ensino e aprendizagem em sala de aula, nas quais o corpo afetivo, a sensibilidade e a emoção do aprender sejam experienciadas, através de técnicas que envolvam o corpo, o movimento e os sentidos; Analisar a interferência das novas tecnologias de comunicação na cognição contemporânea

Ementa
EMENTA: 1. Diferentes enfoques em cognição e aprendizagem. 2. Os processos de aprendizagem como campo teórico-prático.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1.      KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas: Papirus, 1999. 2.      MATURANA, H. R. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997. 3.      MATURANA, H. R. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1.      LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997. 2.      MATURANA, H.; VERDEN-ZOLLER, G. Amar e brincar. Fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2006. 3.      NÚCLEO DE ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE. Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. O reencantamento do concreto. São Paulo: Hucitec, 2003. 4.      VARELA, F. J. Conhecer. Rio de Janeiro: Instituto Piaget, 11994. 5.      VARELA, F. J.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente corpórea: ciência cognitiva e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
Carregando...