Objetivos:
Fornecer subsídios teóricos e metodológicos que possibilitem a compreensão e avaliação do pensamento e da linguagem como processos psicológicos básicos, subsidiando a pesquisa e a prática psicológicas;
Identificar e avaliar o pensamento e linguagem, levando em consideração os diferentes contextos nos quais eles emergem;
Estabelecer relações entre pensamento e linguagem, bem como entre estes e inteligência, criatividade e resolução de problemas;
Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa/investigação do pensamento e da linguagem;
Estabelecer relações entre os processos psicológicos básicos estudados e a pesquisa e prática em psicologia.
Habilidades:
Interpretar pesquisas relacionadas aos processos de pensamento e linguagem;
Planejar e realizar observações, entrevistas, questionários, escalas e testes com o propósito de coleta de dados para investigação dos processos de pensamento e linguagem;
Analisar e interpretar os dados coletados através das observações, entrevistas, questionários, escalas e testes;
Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia;
Competências:
Identificar e avaliar os processos psicológicos básicos, levando em consideração os diferentes contextos nos quais eles emergem;
Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa/investigação dos processos psicológicos básicos;
Estabelecer relações entre os processos psicológicos básicos e atuação profissional;
Eixos estruturantes:
Fundamentos teórico-metodológicos;
Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional;
Fenômenos e processos psicológicos;