Objetivos:
1. Conhecer os fundamentos para a construção histórica do conhecimento científico;
2. Conhecer os parâmetros estabelecidos para a consideração de um conhecimento científico;
3. Conhecer os métodos e técnicas científicas utilizadas na pesquisa em Psicologia;
4. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
5. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área de Psicologia;
6. Formular questões de pesquisa pertinentes ao âmbito da Psicologia;
7. Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos suas ações na produção e divulgação de pesquisas.
Habilidades:
1. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
2. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área de Psicologia;
3. Formular questões de pesquisa pertinentes ao âmbito da Psicologia;
4. Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos suas ações na produção e divulgação de pesquisas.
5. Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais.
Competências:
1. Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
2. Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
3. Elaborar relatos científicos e outras comunicações, inclusive material de divulgação;
4. Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;
5. Coordenar ou elaborar, avaliar e desenvolver projetos de pesquisa.
Eixos estruturantes:
1. Fundamentos teórico-metodológicos.
2. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional.
3. Práticas profissionais.