AIKENHEAD. Educação científica para todos. Portugal. Pedago. 2009.
BASTOS, F.; NARDI, R. Polêmicas sobre abordagens para o ensino de ciências; uma análise com ênfase na ideia da pluralidade metodológica. In: TEIXEIRA, P.M.M.; RAZERA, J.C.C. (Orgs.). Ensino de Ciências: pesquisas e pontos de discussão. 1 ed. Campinas - São Paulo: Komedi, 2009, v. 1, p. 67-90.
CARVALHO, A. M. P.; SASSERON. L. H. Alfabetização científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciencias, 2011, v. 16(1), p. 59-77.
DA ROSA, CLECI WERNER; DA ROSA, ÁLVARO BECKER. O ensino de ciências (Física) no Brasil: da história às novas orientações educacionais. Revista Iberoamericana de Educación, n. 58/2, 2012.
FERRACIOLI, Laércio. Albert Einstein: Ciência, Cultura & Arte. In.: FERRACIOLI, L. Espaços Não Formais de Educação: Educação em Ciência, Tecnologia & Inovação na região Metropolitana de Vitória, ES. São Paulo: Mandacaru, p. 74-91, 2011.
KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000.
LABURÚ, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciencias. Ciência & Educação. 2003, v. 9, n. 2, p. 247-260.
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiencia e o saber da experiencia. Revista Brasileira de Educação. n.19 2002, p. 20-28
MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta para analisar e planejar o ensino. Investigações em ensino de ciências. v.7, n.3, 2002.
POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ROSA, K.; MARTINS, M. C. O que é alfabetização científica afinal? XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal da Bahia. 2007.
ROSA, C. T. W.; ROSA, Á. B. A teoria histórico-cultural e o ensino da física. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, 2004.
SAITOVITCH, Elisa Maria Baggio et al. Mulheres na física: Casos históricos, panorama e perspectivas. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2015.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio. v.2, n.2, 2002.CACHAPUZ, António et al. (Org.). A Necessária renovação do ensino das ciências. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.
ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. Atividades investigativas no ensino de Ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio. v.3. n.º 03. 2011. pp 67-80.