Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL ( TEC16449 )
Unidade:
Departamento de Tecnologia Industrial
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Espera-se que ao final da disciplina os alunos sejam capazes de dominar os fundamentos básicos da gestão da qualidade e suas aplicações;  identificar os principais fatores influentes na gestão da qualidade de produtos e serviços, num ambiente empresarial voltado para a excelência; compreender e analisar os principais processos de gestão e garantia da qualidade; aplicar os conceitos de gestão da qualidade em um ambiente voltado a resultados; avaliar os resultados de processos de negócio com base na gestão da excelência; normalizar as ações propiciando a garantia da efetividade do processo de negócio. Vivenciar atividades de extensão como forma ativa de autotransformação e transformação de seu entorno.

Ementa
Histórico e conceitos da qualidade. Abordagem sistêmica. Gestão da qualidade: TQM e modelos de excelência. Modelos normalizados de sistemas de gestão. Gerenciamento das diretrizes. Gerenciamento por processos. Gerenciamento da rotina. Abordagem econômica da qualidade. Qualidade em serviços. Quinze horas dedicadas à atividade de extensão vinculadas ao Projeto de Extensão Conexão DTI Setor Produtivo.

Bibliografia
PALADINI, Edson P.; CARVALHO, Marly Monteiro de (Coord.). Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.  GALVÃO. Célio; MENDONÇA, Mauro. Fazendo acontecer na qualidade total: análise e melhoria de processos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.  GITLOW, H. S. Planejando a Qualidade, a Produtividade e a Competitividade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1993.

Bibliografia Complementar
CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick; GEROLAMO, Mateus Cecílio. Gestão da qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.  SCHOLTES, Peter R.; CASQUILHO, Michele; TRIESCHMANN, Carlos Henrique. O manual do líder: um guia para inspirar sua equipe e gerenciar o fuxo de trabalho no dia a dia. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.  CARVALHO, Pedro Carlos de. O Programa 5S e a qualidade total. 5. ed., rev. Campinas, SP: Alínea, 2011.  DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1990.  TEBOUL, James. Gerenciando a dinâmica da qualidade. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 1991.  MOURA, Luciano Raizer. Qualidade Simplesmente Total. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.   GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.  MAIN, J., Guerras pela Qualidade. Editora Campus, 1994.  MARANHÃO, Mauriti. ISO série 9000 versões 2000– Manual de implementação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.  MELLO, Carlos H.P et al., ISO 9001:2000 – Sistema de Gestão da qualidade para Operações de Produção e Serviços. São Paulo: Atlas, 2002.
Carregando...