Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Introdução às Economias Criativas ( EPR13046 )
Unidade:
Departamento de Engenharia de Produção
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
·         Discutir as novas configurações da economia da abundância; ·         Refletir acerca do conceito da economia colaborativa e compartilhada; ·         Refletir sobre o desenvolvimento de inciativas nesse campo; ·         Avaliar o desenvolvimento de processos regulatórios no âmbito das novas economias.

Ementa
ECONOMIA POLÍTICA TRADICIONAL. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ECONOMIA DA ABUNDÂNCIA. A NOVA ECONOMIA INFORMACIONAL. CONCEITOS, APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE ECONOMIA SOLIDÁRIA E ECONOMIA COMPARTILHADA. ECONOMIA CRIATIVA E COLABORATIVA. TEORIA DA REGULAÇÃO E ECONOMIA DIGITAL.

Bibliografia
MENEZES, Maria Thereza Candido Gomes de. Economia solidária: elementos para uma crítica marxista. Rio de Janeiro: Gramma, 2007. TAPSCOTT, D. Economia Digital. São Paulo: Makron books, 1997. RIFKIN, J. A sociedade com custo marginal zero. Makron books, 2015.

Bibliografia Complementar
BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. CAMPBELL, Colin. A Ética Romântica e o Espírito do Consumismo Moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. Johnson, S. (2003). Emergência: a dinâmica de rede em formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Ja­neiro: Jorge Zahar. LÉVY, P. (1998). Inteligência Coletiva: por uma Antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola. VIANNA, M. et al (2011). Design Thinking: inovando em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press. WHYTE, H. W. (1980). The Social Life of Small Public Spaces. Nova Iorque: Project for Public Spaces.
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