Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL ( EPS13418 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS Conhecer e analisar - desde o século XVI até os tempos atuais - a história da educação no Brasil, a partir de narrativas historiográficas produzidas em diferentes contextos da vida social, econômica, política e cultural brasileira.

Ementa
História da educação como campo epistemológico; configurações históricas de teorias e práticas educacionais produzidas no Brasil, do século XVI até os dias atuais.      

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:   FARIA FILHO, Luciano Mendes de, LOPES, Eliane Marta Teixeira, VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 606 p. (Coleção historial).   GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território plural: pesquisa em história da educação. Belo Horizonte: Ática, 2009.   SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992;  FONSECA, Marcus Vinícius; SILVA Carolina Mostaro Neves da; FERNANDES, Alexsandra Borges (Org.). Relações étnico-raciais e educação no Brasil. Belo Horizonte: Edições Mazza, 2011;  PRIORE, Mary Del. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000;  WACHOWICZ, Lílian Anna. Pedagogia mediadora. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009  PRIORE, Mary Del. (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.