BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora Unesp, 2009. Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus. Acesso em: 03 maio 2024., 2013.
MARANDINO, M. . Estudando a dimensão epistemológica da pedagogia museal. In: IX Congreso Internacional sobre Investigación em Didáctica de las Ciencias, 2013, Girona. Número Extraordinário da Revista Ensenanza de La Ciencia. Barcelona: Universitat Autónoma de Barcelona, 2013. p. 2109-2113.
MARANDINO, Martha et al. A Educação em museus e os materiais educativos. . Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/9788560944675 Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/233 . Acesso em 3 maio. 2024.
MASSARANI, Luisa (org.) Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de Ciência. / Organizado por Luisa Massarani, Matteo Merzagora, Paola Rodari. – Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007.
MARTINS, Luciana Conrado. A constituição da educação em museus: o funcionamento do dispositivo pedagógico museal por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. doi:10.11606/T.48.2011.tde-04072011-151245. Acesso em: 2023-12-20.