Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais em Linguagem II: Multimodalidade e Multiletramentos ( LCE17115 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
a) Discutir as relações entre linguagem da escola e linguagens na escola. b) Refletir acerca da multimodalidade e dos multiletramentos como eixo do trabalho com a linguagem na Educação Básica. c) Fundamentar-se teórica e metodologicamente acerca dos aspectos que se relacionam com a multimodalidade e os multiletramentos.  d) Analisar e compreender a materialidade semiótica que constituem os diversos textos multimodais: verbo, som, imagem e movimento.  e) Ampliar o repertório de análise crítica dos textos multimodais: narrativas audiovisuais, obras de arte multissemióticas, textos da cultura digital, história em quadrinhos, entre outros. f) Elaborar sequência didática ou projeto didático para exploração de textos multimodais na Educação Básica.

Ementa
Fundamentos da multimodalidade e materialidades semióticas. Procedimentos para análise de gêneros multimodais. Vivências analíticas de gêneros multimodais. Relações entre multimodalidades e multiletramentos. Planejamento trabalho pedagógico com textos multimodais na Educação Básica. 

Bibliografia
KALANTZIS, Mary, COPE, Bill e PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.  RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.   ROJO, Roxane e MOURA, Eduardo (org). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 

Bibliografia Complementar
FARHAT, T. C.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Análise multimodal: noções e procedimentos fundamentais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 61, n. 2, p. 435–454, 2022.   ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.  ROJO, Roxane e MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. ROZA, Edleide Santos; MENEZES, Ângela Maria De Araújo; Multimodalidade: Ampliação e Ressignificação dos Sentidos – Novas Conexões em Ambiente Escolar, p. 123 -146. In: Multimodalidade e Práticas de Multiletramentos no Ensino de Línguas. São Paulo: Blucher, 2019.   SANTOS, Zaira B. e GUALBERTO, Clarice L. Semiótica Social e multimodalidade um tributo a Gunther Kress. Vitória, Edufes, 2023.
Carregando...