Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CLASSE HOSPITALAR ( TEP16686 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Organizar elementos conceituais de um corpo de informações relativos ao atendimento pedagógico e educacional a criança e jovens hospitalizados; - Compreender os princípios e elementos que respaldam legalmente a atividade educacional oferecida às crianças e adolescentes no ambiente hospitalar durante um tratamento de saúde. - Contextualizar o desenvolvimento de conteúdos curriculares, mediante a observação das reais possibilidades das crianças e dos adolescentes hospitalizados, buscando o seu desenvolvimento integral. - Compreender a necessidade do conhecimento da garantia da escola no ambiente hospitalar.

Ementa
Política Nacional de Educação Especial. A importância do trabalho da Pedagogia dentro do hospital. Campo e atuação do pedagogo no espaço hospitalar. Classe hospitalar: modalidade da Educação Especial. A formação do pedagogo para a Classe Hospitalar. A ética dentro do Hospital. Intervenção pedagógica.

Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Classe Hospitalar e atendimento Pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf  MATOS, Elizete Lucia Moreira. Teoria e Pratica na Pedagogia Hospitalar. São Paulo: Ed. Champagnat, 2011.  MENEZES, Cinthya Vernizi Adachi de. TROJAN. Rose Meri. PAULA. Ercilia Maria Angeli Teixeira de. O direito a educação no atendimento escolar hospitalar e domiciliar: inquietações conceituaus e legais. Educação - Santa Maria, v.45, 2020. Disponível em:https://periódicos.ufsm.br/reveducacao

Bibliografia Complementar
MATOS, Elizete Lucia Moreira , MUGIATTI , Margarida Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes. ISBN: 9788532634085, 2009.  ASSIS, Walkiria de. Classe Hospitalar –um olhar pedagógico singular. 1. ed. São Paulo: Phorte editora, 2009.  LOSS, Arlete S. Para onde vai a Pedagogia? Os desafios da atuação profissional na Pedagogia Hospitalar. Curitiba: Appris, 2014.  MATOS, Elizete L.M., TORRES, Patrícia L. Teoria e Prática na Pedagogia Hospitalar: novos cenários, novos desafios. Curitiba: Champagnat,2010.  PEREIRA, Roseli F.P.G.(org). Escolarização Hospitalar: um espaço desafiador. Curitiba: Appris, 2017.
Carregando...