Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TRABALHO E EDUCAÇÃO ( EPS13407 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL Compreender o trabalho como princípio educativo; Discutir as transformações do mundo produtivo no contexto da globalização económica; Analisar as políticas de formação profissional no contexto atual; Relacionar a formação do ensino médio com a educação profissional; Analisar a escola, os profissionais e o mundo do trabalho.  

Ementa
O mundo do trabalho e a formação humana. Fundamentos da Economia Política. As relações históricas entre educação, economia e sociedade. Trabalho, conhecimento e os processos educativos na história brasileira. O emprego no contexto da globalização do capital e as dimensões ética, política e econômica da qualificação da força de trabalho. A produção social da vida humana pelo trabalho e as práticas educativas que ocorrem no plano institucional e nas diversas instâncias dos movimentos sociais. O direito do trabalhador à educação e as perspectivas históricas e ontológicas da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.      

Bibliografia
  CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.   CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. In: Retratos da Escola. Brasilia, v. 5, n.8, 2011.   FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Ensino médio no Brasil: os desafios das políticas de garantia do direito a sua universalização. In Linhas Críticas, Brasília, DF, v.17, n. 34, 2011.  

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR   FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Edna Castro. Entre a Inclusão Social e a Integração Curricular: os dilemas políticos e epistemológicos do PROEJA. In: Revista Educação e Realidade . Porto Alegre: v. 35, n. 1, 2010. p. 87-108.   FRIGOTTO, G. e CIAVATTA, M. (Org). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.   FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M. e RAMOS, M. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. In Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, nº 92, 2005.   GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.   KUENZER, A. A Formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. In Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, nº 116, 2011.   MACHADO, L.R.S. Politécnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez, 1989.   MANACORDA, M.A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2007.   SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.12, nº 34, 2007.   SIMOES, Carlos Artexes. Políticas públicas do ensino médio: iniciativas governamentais e o Ensino Médio Inovador. In: Retratos da Escola. Brasília, v. 5, n. 8, 2011. p. 111-125  
Carregando...