BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Edna Castro. Entre a Inclusão Social e a Integração Curricular: os dilemas políticos e epistemológicos do PROEJA. In: Revista Educação e Realidade . Porto Alegre: v. 35, n. 1, 2010. p. 87-108.
FRIGOTTO, G. e CIAVATTA, M. (Org). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M. e RAMOS, M. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. In Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, nº 92, 2005.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
KUENZER, A. A Formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. In Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, nº 116, 2011.
MACHADO, L.R.S. Politécnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez, 1989.
MANACORDA, M.A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2007.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.12, nº 34, 2007.
SIMOES, Carlos Artexes. Políticas públicas do ensino médio: iniciativas governamentais e o Ensino Médio Inovador. In: Retratos da Escola. Brasília, v. 5, n. 8, 2011. p. 111-125