Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA ( TEP13371 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Identificar os principais desafios enfrentados por profissionais que atuam na educação básica no que se refere aos processos de ensino e de  aprendizagem. - Identificar os pressupostos teóricos subjacentes a diferentes métodos, propostas e materiais didáticos para o ensino na educação básica. - Elaborar planos de ensino de caráter interdisciplinar, tendo como referência uma determinada realidade educacional.  - Desenvolver uma postura pedagógica crítica em frente a métodos, propostas e materiais didáticos para o ensino na educação básica.

Ementa
Práticas pedagógicas que compõem os processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica: planejamento, desenvolvimento e avaliação da ação educativa.

Bibliografia
BAURU (Secretaria Municipal de Educação). Proposta pedagógica para a educação infantil. p. 575-584. Disponível em: http://www.bauru.sp.gov.br/arquivos2/arquivos_site/sec_educacao/proposta_pedagogica_educacao_infantil.pdf BEAUCHAMP, J. PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A., R. (Org.). Ensino fundamental de nove anos : orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 135 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf >. Acesso em: 14 fev. 2017. PINHEIRO, Rosa Aparecida; JUNIOR, Walter Pinheiro Barbosa ( coordenadores). Estudos e práticas de educação de jovens e adultos na Universidade..1.ed.  Natal, RN: KMP, 2010. Disponível em: http://forumeja.org.br/rn/sites/forumeja.org.br.rn/files/COMPLETO_1.pdf . Acesso em 2 mar. 2917.

Bibliografia Complementar
ARCE, A. O trabalho pedagógico com crianças de até 3 anos de idade. Campinas, SP: Alínea, 2014. BRITO, S. H. A.; CENTENO, C. V.; LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. A organização do trabalho didático na história da educação. Campinas-SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2010. FONTANA, R. C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte; MG: Autêntica, 2000. ______. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas; SP: Autores Associados, 2005. MAFEZONI, Andressa. GOMES, Vitor. Diálogos com professores: práticas e reflexões sobre a inclusão escolar. Vitória: Edufes, 2016. MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=113
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