Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA II - CONTEÚDO E METODOLOGIA ( EPS13453 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Propiciar embasamento teórico-metodológico necessário ao ensino de História nos anos iniciais da Educação Básica, problematizando e vivenciando diferentes contextos da formação e prática docente.  

Ementa
A História Local e a História oral no ensino de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Narrativas, Memória e Patrimônio no ensino de História. Relação com outras áreas do conhecimento: planejamento e práticas do ensino de História.

Bibliografia
ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio: Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009   CHAGAS, Mário de Souza. A uma gota de sangue em cada museu. Chapecó: Argos. 2006   PEREIRA, Júnia Sales et al. Escola e museu: diálogos e práticas. Belo Horizonte: Secretaria de Estado e de Cultura/Superintendência de Museus; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Cefor, 2007

Bibliografia Complementar
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.   CAIMI, Flávia Eloisa; MACHADO, Ironita A. P. e DIEHL, Astro Antônio (Org.). O livro didático e o currículo de história em transição. Passo Fundo: Ediupf, 1999   GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de Historia. Campinas: Papirus, 2015.   RICCI, Claudia S. Pesquisa como ensino: textos de apoio: propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.   SIMAN, Lana Mara de Castro; FONSECA, Thais Nívia de Lima (Org.). Inaugurando a história e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de história.Belo Horizonte: Autêntica, 2001   ]
Carregando...