Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
SEMINÁRIO INTEGRADOR II ( LCE13446 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Conhecimento e linguagem no contexto escolar. A prática pedagógica e a linguagem escrita na educação básica. Infância e escola. - Articular conhecimentos abordados especialmente em disciplinas ministradas no 4º, 5º e 6º períodos do curso, tendo como eixo integrador a linguagem. - Colaborar em atividades de extensão por meio da socialização das produções realizadas na disciplina.  

Ementa
Conhecimento e linguagem no contexto escolar. A prática pedagógica e a linguagem escrita na educação básica. Infância e escola.

Bibliografia
FARIAS, Ana Lúcia Goulart de; MELLI, Suely Amaral (org.) Territórios da infância : linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas. São Paulo: Junqueira & Marin, 2009.   GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Alfabetização : a criança e a linguagem escrita. Campinas: São Paulo. Autores Associados, 2003.   PEREIRA, Manuel José Jacinto Sarmento; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 277 p. (Ciências sociais da educação).   

Bibliografia Complementar
ARAÚJO, Vânia Carvalho de (org.), Educação infantil em jornada de tempo integral : dilemas e perspectivas. Vitória, ES. Edufes, 2015.   BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal . São Paulo: Martins Fontes, 1979-2003.   GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento . São Carlos, SP. Pedro & João Editora, 2010.   SOUZA, Gizele de (Org.). A criança em perspectiva : o olhar do mundo sobre o tempo infância. São Paulo, Cortez, 2007   VIGOTSKY, L.S; LURIA, A.R; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich . Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem São Paulo : Ícone, 2014.  
Carregando...