Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
DIDÁTICA II ( TEP13440 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Compreender as especificidades dos elementos da tríade da didática e suas implicações para a formação dos alunos. - Elaborar planos de trabalho para a prática pedagógica na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Ementa
Componentes da didática na tríade conteúdo-forma-destinatário do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Bibliografia
 MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas: Autores Associados, 2011. MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Autores Associados, 2013. PAGNONCELLI, C.; MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D. (Orgs.). O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. Uberlândia: Navegando Publicações, 2016. Disponível em: https://media.wix.com/ugd/35e7c6_17817339ebc645f085299f39b21fbcb3.pdf

Bibliografia Complementar
ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Orgs.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil?: Em defesa do ato de ensinar. Campinas – SP: Alínea, 2007. ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Orgs.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas – SP: Alínea. 2009. BAURU (Secretaria Municipal de Educação). Proposta pedagógica para a educação infantil. p. 575-584. Disponível em: http://www.bauru.sp.gov.br/arquivos2/arquivos_site/sec_educacao/proposta_pedagogica_educacao_infantil.pdf MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Autores Associados, 2013. MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas-SP: Autores Associados, 2016.
Carregando...