BATISTA, Adriana Santos; PEREIRA, Aline Maria dos Santos; KALLARRARI, Celso (Org.). Linguística e ensino de língua portuguesa. São Paulo: Opção, 2014.
BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística, afinal, a que se refere?. São Paulo: Cortez, 2008.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A língua falada no ensino de português. 5. ed. -. São Paulo: Contexto, 2003.
MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; FIDALGO, Sueli Salles (Org.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MORAIS, Artur Gomes de (Org.). O aprendizado da ortografia. 2. ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVA, Alexsandro; PESSOA, Ana Cláudia; LIMA, Ana (Org.). Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
PTSILVA, Rosa Virgínia Mattos e. Contradições no ensino de português: a língua que se fala X a língua que se ensina. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
ZORZI, Jaime Luiz. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.