Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
MARXISMO E EDUCAÇÃO ( TEP13412 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Compreender as principais categorias do materialismo histórico dialético. - Conhecer a gênese, estrutura e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. - Reconhecer, no método pedagógico histórico-crítico, as categorias fundantes do materialismo histórico dialético.

Ementa
O materialismo histórico dialético como fundamento da teoria pedagógica histórico-crítica. História, fundamentos e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. A pedagogia histórico-crítica e o método pedagógico.

Bibliografia
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2007. CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. O método dialético na pesquisa em educação. Campinas - SP: Autores Associados, 2014. SAVIANI, D. DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas - SP: Autores Associados, 2012.

Bibliografia Complementar
LOMBARDI, José Claudinei. Educação e ensino na obra de Marx e Engels. Campinas: Alínea, 2011. LOMBARDI, José Claudinei. SAVIANI, D. Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2008. NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método em Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2013. NETTO; José Paulo (Org.). O leitor de Marx. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
Carregando...