Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ( TEP13401 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
A) Identifiquem fundamentos históricos, políticos e filosóficos subjacentes ao currículo na educação infantil; b) Analisem diferentes modelos curriculares para a educação da infância; c) Analisem os principais documentos oficiais produzidos pelo Ministério da Educação que apresentam orientações curriculares para a educação infantil. d) Identifiquem as contribuições de propostas e/ou orientações curriculares de diferentes municípios para a organização dos tempos e dos espaços nas instituições de educação infantil. e) Conheçam os principais componentes de um projeto político-pedagógico para a educação infantil. f) Reflitam sobre os principais desafios colocados ao professor e ao gestor no que se refere ao trabalho pedagógico na educação infantil

Ementa
Fundamentos do currículo e a educação infantil. Modelos curriculares para a infância. Referências curriculares governamentais para a Educação Infantil. Acompanhamento e análise crítica de currículos.

Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Básica. Resolução nº 5, de 17/12/2009 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em: <http://www.cesarcallegari.com.br/files/legislacoes/CEB05-2009.pdf. Acesso em 25 nov. 2012. ______. Base Nacional Curricular Comum: Educação Infantil – 2ª versão. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf>. Acesso em 24 jan. 2017. OLIVEIRA-FORMOSINHO, J., Modelos curriculares para a infância: construindo uma práxis de participação. Porto: Porto Editora, 2013.

Bibliografia Complementar
BARBOSA, M. C. S. Projeto político-pedagógico para a educação infantil. In: REDIN, E, et al. (Org.). Infâncias: cidades e escolas amigas da criança. Porto alegre: Mediação, 2007. KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares de educação infantil: para retomar o debate. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24, 2004, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2004. Disponível em: <www.anped.org.br/reunioes/24/T0752393686166.doc>. Acesso em: 27 mar. 2014. MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e no ensino fundamental. Campinas; SP: Autores Associados, 2011. OLIVEIRA, Z. M. O currículo na educação infantil: o que propõem as novas diretrizes Nacionais?, Consulta Pública sobre Orientações Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=1096&id=15860&option=com_content&view=article. Acesso em 30/01/2017. OSTETTO, L. E. (Org.) Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas; SP: Papirus. 2007. VITÓRIA (ES). Secretaria Municipal de Educação/Gerência de Educação Infantil. Educação Infantil: um outro olhar. Multiplicidade, 2006.
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