Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO, DIFERENÇA E INCLUSÃO ( TEP13400 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer as diferentes abordagens sobre a Educação Inclusiva; Compreender as perspectivas histórico-conceitual-filosófica referente à educação Analisar a legislação e políticas na perspectiva da pedagogia inclusiva no Espírito Santo e Brasil;

Ementa
Diferentes abordagens sobre a Educação Inclusiva; Perspectivas histórico-conceitual-filosófica referente à educação; Legislação e políticas na perspectiva da pedagogia inclusiva no Espírito Santo e Brasil; os sujeitos da educação e o cotidiano escolar e suas diferenças em uma prática inclusiva.

Bibliografia
LARROSA, J.; SKLIAR, C. (Org.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. NAJMANOVICH, D. O sujeito encarnado. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autentica, 2011.

Bibliografia Complementar
SKLIAR, C. O ensinar enquanto travessia. Salvador: EDUFBA, 2014 SKLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença. E se o outro não estivesse ai?. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. LARROSA, J. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. MEC SEESP, 2001. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf BRASIL, MEC. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. – Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2189-gde-2009-livro-de-conteudo-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192
Carregando...